> >
Obras no aeroporto vão seguir por mais três meses

Obras no aeroporto vão seguir por mais três meses

Novo terminal vai operar normalmente durante as intervenções

Publicado em 24 de março de 2018 às 00:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vista da área de apoio, que será ocupada por empresas de aviação, cargas e serviços auxiliares; estrutura ainda não foi finalizada. (Beatriz Seixas)

Está quase tudo pronto no novo Aeroporto de Vitória. Quase. Isso porque o empreendimento, que depois de mais de 16 anos de espera será enfim inaugurado na próxima quinta-feira (29), começando a funcionar a partir da zero hora de sexta (30), ainda terá uma última etapa que não vai ser finalizada a tempo. Com isso, as obras na área do aeroporto devem continuar por pelo menos mais três meses, ou seja, até junho.

Ainda falta ser feita a área de apoio, que fica à esquerda da entrada do novo terminal. Essa área será destinada para empresas de aviação, cargas e de serviços auxiliares que fechem contrato com a Infraero para se instalarem no novo complexo futuramente.

De acordo com João Luiz Félix, diretor-presidente da JL Construções – empresa responsável pela obra –, essa etapa já estava prevista, mas não era prioridade porque não é necessária para o funcionamento do aeroporto.

“É uma parte que a gente havia deixado para o final mesmo, porque é algo complementar e que o aeroporto não precisa dela para operar. Logo, não é prioridade. Estava assim no nosso cronograma”, afirmou.

Ele explicou que essa etapa final da obra é simples e que talvez seja possível finalizá-la até antes desses três meses. “É um trabalho de finalização mesmo, que consiste em fazer uma espécie de loteamento de cerca de três ou quatro ruas, que a Infraero vai destinar para essas empresas de serviços. E estamos deixando isso adiantado também, já terraplanando tudo. Mas só quando terminarmos o acesso é que conseguimos entregar lá também”, ressaltou.

Segundo a Infraero, esses três meses extras dizem respeito ainda ao “prazo de recebimento da obra”, que é um período de acompanhamento que funciona como uma garantia, o que já estava previsto no contrato.

“Neste período, a Infraero estará operando com a presença do consórcio responsável pela obra para monitoramento das instalações e execução de serviços secundários, como acabamentos de áreas menores, pavimentação de vias de acesso de serviço e limpeza de obra em locais como almoxarifados e instalações administrativas”, informou.

FUNCIONAMENTO

Apesar da continuidade das obras, o início das operações está mantida para sexta-feira. De acordo com a Infraero, o trabalho que a construtora continuará fazendo não vai causar nenhum incômodo aos passageiros. O novo terminal seguirá operando normalmente ao mesmo tempo que o restante das intervenções.

“Todas as obras necessárias à operação do novo Aeroporto de Vitória serão entregues até o final deste mês e estarão em condições de receber passageiros, aeronaves e demais usuários com conforto e segurança. O trabalho será feito sem qualquer impacto ou incômodo aos usuários”, reforçou a estatal.

João Luiz, da JL, também ressaltou que o trabalho final não causará nenhum transtorno. “É uma coisa à parte, então, nem vai ser percebido pelos usuários”, comentou. De resto, ele garante, está tudo pronto.

“Estamos finalizando com os arremates finais de asfalto e na sinalização do novo acesso viário ao aeroporto. A pista de pousos e decolagens já está sendo testada. Já o terminal está pronto, tanto é que algumas lojas já começaram a montar suas estruturas e as companhias estão transferindo seus stands”, destacou o responsável pela construtora.

ACESSO

Com a transferência das atividades para o novo terminal a partir de sexta-feira, a Infraero explicou que o acesso dos passageiros ao aeroporto será feito exclusivamente pela Avenida Adalberto Simão Nader, através da nova pista que será liberada um dia antes.

A Infraero explicou que não irá oferecer qualquer tipo de transporte entre os terminais, cabendo ao passageiro chegar às novas instalações, conforme indica o mapa ao lado.

Segundo a estatal, a partir da mesma data, o antigo terminal “deixará de receber embarques e desembarques das companhias aéreas, que também desativarão seus postos de atendimento”, informou em comunicado.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais