> >
OMC teme guerra comercial por disputa de aço e alumínio

OMC teme guerra comercial por disputa de aço e alumínio

Ameaça de sobretaxas pelos EUA preocupa diretor-geral do organismo internacional

Publicado em 2 de março de 2018 às 16:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, demonstrou preocupação, nesta sexta-feira (02), com a possibilidade de uma guerra comercial entre as nações produtoras e importadoras de produtos siderúrgicos, causada pelos Estados Unidos. Ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que vai impor sobretaxas de 25% nas importações de aço e 10% nas de alumínio, sob a alegação de que deve proteger a indústria americana por motivo de segurança nacional: precisa ter aço para produzir equipamentos militares.

"A OMC está claramente preocupada com os planos dos EUA sobre tarifas de aço e alumínio. O potencial de escalada é real, como já vimos a partir das respostas iniciais de outros países. Uma guerra comercial não nos interessa", disse Azevêdo ao GLOBO, acrescentando que estará acompanhando de perto os desdobramentos desse impasse.

O Governo e empresários brasileiros reagiram à ameaça de Trump, uma vez que o mercado americano é um dos maiores para os produtos siderúrgicos do Brasil. Em nota, os ministérios de Indústria e Comércio Exterior e das Relações Exteriores disseram que tomarão as medidas que forem necessárias para evitar prejuízos para a indústria nacional. Um dos caminhos seria entrar com uma ação na OMC.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais