> >
Região do Caparaó capixaba vai ganhar polo de fruticultura

Região do Caparaó capixaba vai ganhar polo de fruticultura

Serão investidos R$ 4,5 milhões para o desenvolvimento do projeto. Assinatura do convênio foi feita ontem, em Vitória

Publicado em 15 de março de 2018 às 21:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Distrito de Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, na Região do Caparaó. (Laila Magesk)

A Região do Caparaó, no Sul do Estado, vai ganhar um polo de fruticultura. Para o desenvolvimento do projeto, serão investidos cerca de R$ 4,5 milhões. Com isso, a localidade capixaba deve ganhar ainda mais destaque no setor.

O protocolo de intenções do convênio entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes) foi assinado durante a passagem do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, pelo Estado, nesta quinta-feira (15).

A cerimônia ocorreu na sede da Federação das Indústrias (Findes), em Vitória. O encontro confirmou o compromisso da execução do projeto por meio da Superitendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Espírito Santo (SFA/ES).

Com o termo firmado, o passo seguinte é a Ufes apresentar o plano de trabalho com o cronograma para a implantação do projeto ao SFA.

"Hoje, firmamos a parceria. O projeto já está pronto. Vamos trabalhar desde o manejo, passando pela cultura, extração e beneficiamento, até a possível comercialização dos produtos. Ainda vamos nos reunir com as prefeituras e colaboradores locais para tentar definir a melhor estrutura para realizar o projeto, se será, por exemplo, por meio de cooperativa ou associação. E aguardar a liberação do recurso", explicou Reinaldo Centoducatti, reitor da Ufes.

De acordo com o deputado Evair de Melo, que participou da assinatura do termo, o Caparaó tem identidade própria e condições para desenvolver o polo de fruticultura. "A Ufes e o Ifes possuem plataformas e precisam desse recurso para criar um ambiente tecnológico que se transforme em renda para sua gente. Com o ativo ambiental e tecnologia aliada a outros fatores, o Caparaó se consolidará como conceito e marca", comentou.

OUTRAS VISITAS

Este vídeo pode te interessar

Antes de assinar o termo da implantação do polo de fruticultura, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, esteve em Santa Maria de Jetibá, onde visitou a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). Em seguida, ele seguiu para Venda Nova do Imigrante  onde se reuniu com representantes do agroturismo, cafeicultores e produtores de queijos e vinhos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais