Notícia

Voos internacionais: aéreas europeias querem colocar Vitória na rota

Uma empresa espanhola e duas italianas querem operar voos da Capital para Milão. Novo terminal será inaugurado no dia 29 de março

Novo terminal do Aeroporto de Vitória será inaugurado no dia 29 de março
Novo terminal do Aeroporto de Vitória será inaugurado no dia 29 de março
Foto: Prefeitura de Vitória/Divulgação

Após marcada a data de inauguração do novo Aeroporto de Vitória para o próximo dia 29 de março, três companhias europeias manifestaram o interesse em operar uma linha que partiria de Vitória com destino a Milão, na Itália. A intenção foi apresentada em reunião realizada anteontem entre representantes do governo italiano e da Infraero.

especial

De acordo com o diretor de negócios comerciais da Infraero, Marx Rodrigues, concorrem para gerenciar a possível rota as empresas italianas Meridiana e Alitalia, e a espanhola Air Europa. “Agora, é preciso formalizar esse interesse para que a Infraero possa proceder com a disponibilização da operação. Além disso, há um segundo caminho que elas precisam percorrer, que é o da liberação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, explica.

O projeto inicial é que esse primeiro voo internacional seja semanal, segundo informou a senadora Rose de Freitas, que viabilizou a reunião. Outra discussão é de um voo da capital capixaba para a América Latina, conforme revelou o governador Paulo Hartung após conversa com o presidente Michel Temer.

Marx explica que a formalização do interesse das operadoras é o primeiro passo para que a Infraero proceda com o processo de internacionalização do aeroporto, que com a nova pista comportará aeronaves maiores, em que são realizados esses voos.

“A internacionalização do aeroporto depende de trazer o processo de alfandegamento que vem junto com a autorização de diversos órgãos governamentais, como Receita Federal, Polícia Federal e Anvisa, que promoverão esse procedimento junto com a Infraero para termos em Vitória voos internacionais”, afirma.