> >
Jovens voltam ao campo para revolucionar produção

Jovens voltam ao campo para revolucionar produção

Filhos de agricultores estudam e desenvolvem novas ferramentas para agregar valor ao cultivo

Publicado em 1 de abril de 2018 às 23:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O estudante de 21 anos Dério Brioschi Júnior está terminando o sétimo período da faculdade de Ciência e Tecnologia de Alimentos. O que aprende no curso aplica na propriedade da família, em Venda Nova do Imigrante, região Serrana do Estado, e agrega valor aos grãos de café arábica cultivados.

Como mostrou a reportagem especial de A GAZETA, publicada ontem, a escassez de mão de obra está afetando o campo. Mas, assim como Dério, outros jovens estão se especializando em ciências ligadas à atividade rural com o objetivo de trabalhar na agropecuária.

O estudante contou que queria cursar engenharia mecânica, mas o curso não era ofertado no município onde mora e, para fazê-lo, teria que se mudar para Vitória. “Cursei o ensino médio integrado com o ensino técnico em agroindústria. Lá, um professor me chamou para ajudar em um projeto com o café arábica. Quando comecei a mexer, vi que o que meu pai fazia no campo estava relacionado com o que aprendia e me encantei pela profissão”.

Os resultados da faculdade já começaram a surgir. A família ganhou prêmios municipais e um nacional pela qualidade do café produzido na propriedade. “Nosso café foi exportado até para a Grécia”, disse orgulhoso.

Mas Dério não quer parar na graduação. “O cultivo do café é uma tradição que vem do meu tataravô, vindo da Itália. Pretendo continuar estudando, fazer mestrado e doutorado, e permanecer trabalhando com o café”, contou.

No planejamento dos filhos de agricultores que saem de casa para estudar está retornar à propriedade trazendo inovação para a produtividade e gestão. No interior de Venda Nova do Imigrante, está localizada a propriedade da família de Josseniche Schineider, 43 anos. O agricultor e torneiro mecânico cuida da propriedade com a ajuda da esposa, da sogra e da filha mais nova, a estudante do 2º ano do ensino médio Jeissiany Regonni Schineider, 16 anos.

A caçula pretende fazer faculdade de Engenharia de Automação e Controle e já está em um projeto de iniciação científica na escola e participa de um projeto de robótica. “Quero produzir algo que ajude meu pai na propriedade”, comentou Jeissiany.

CURSOS NA AGROPECUÁRIA

IFES

Técnicos

Administração, agricultura, agroindústria, agropecuária, alimentos, aquicultura, biotecnologia, estradas, florestas, meio ambiente, pesca, processamento de pescado, química e zootecnia.

Graduação

Agronomia, cafeicultura, ciência e tecnologia de alimentos, saneamento ambiental e engenharias de aquicultura, de pesca, de produção, sanitária e ambiental.

Pós-graduação

Mestrado profissional: agroecologia e tecnologias sustentáveis. Mestrado: agricultura sustentável, agroecologia, conectividade e tecnologias da informação, educação ambiental e sustentabilidade e gestão ambiental, empresarial e estratégica de negócios.

UFES

Graduação

Medicina veterinária, nutrição, zootecnia, agronomia, ciências biológicas, engenharia de produção, administração, ciências biológicas, química, agronomia, ciências biológicas, tecnologia em manutenção industrial e engenharias de alimentos, industrial madeireira, florestal, química e ambiental.

Mestrado e doutorado

Este vídeo pode te interessar

Mestrado: ciência e tecnologia de alimentos, ciências florestais, ciências veterinárias, genética e melhoramentos, produção vegetal, agroquímica, biologia vegetal, biologia animal, biotecnologia, engenharia ambiental, engenharia de desenvolvimento sustentável, gestão e regulação de recursos hídricos em rede, agricultura tropical, biodiversidade tropical e energia. Doutorado: ciências florestais, genética e melhoramentos, produção vegetal, biologia vegetal, biologia animal, biotecnologia e engenharia ambiental.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais