> >
Obras em portos vão abrir 5 mil vagas de emprego no ES

Obras em portos vão abrir 5 mil vagas de emprego no ES

Primeiras contratações serão para a fase de construção. Empresas dão prioridade para mão de obra local

Publicado em 20 de abril de 2018 às 02:26

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Projeto da construção do porto da Imetame em Aracruz. (Divulgação/Imetame)

A expansão do complexo portuário do Espírito Santo aumenta também as oportunidades de emprego. As obras de três grandes projetos vão criar 5,3 mil postos de trabalho entre o final deste ano e início de 2019.

O empreendimento de R$ 590 milhões da Imetame, em Aracruz, que recebeu aval de instalação nesta quinta-feira (19), prevê a contratação de 650 profissionais para atuar na construção do terminal, cujas obras estão previstas para começarem até o final do ano. A expectativa é de que sejam contratados pedreiros, engenheiros, eletricistas, encarregados, supervisores de obras, ajudantes, entre outros.

A empresa ainda não divulgou como será feito o processo seletivo para essas vagas, mas já adiantou que vai priorizar a mão de obra local. Geralmente, as contratações são feitas dois meses antes do início das obras.

“Na fase da implantação, serão contratados muitos profissionais para as áreas de construção civil e mecânica. Aracruz é muito bem suprida de mão de obra profissional. Depois, será a vez que contratar operadores, que deverão ser treinados por nós. Como a Imetame motiva e prioriza os trabalhadores da região, nós iremos treiná-los”, disse o proprietário da empresa, Etore Cavallieri.

Quando entrar em operação, o terminal da Imetame vai gerar 1,1 mil postos de trabalho.

Já o Porto Central, em Presidente Kennedy, vai criar 4,7 mil empregos durante as obras. A previsão é de que a construção do terminal seja iniciada em 2019 e as operações devem começar em 2022, com a geração de 2 mil empregos.

EXPANSÃO

Já Portocel, em Aracruz, prevê a ampliação do terminal de Barra do Riacho, com a construção de armazéns, pátios, retroáreas, novos berços, realização de dragagem, extensão do ramal ferroviário, entre outras intervenções. O projeto precisa da aprovação dos acionistas para ser executado. Ainda não há informações da mão de obra necessária.

Este vídeo pode te interessar

Os três projetos portuários vão injetar mais de R$ 6 bilhões em investimentos no Espírito Santo nos próximos anos. Para especialistas e empresários, a concretização desses negócios irá minimizar um gargalo histórico na infraestrutura, fazendo com que o Estado ganhe mais competitividade.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais