> >
Temer decide nesta quinta-feira reajuste no Bolsa Família

Temer decide nesta quinta-feira reajuste no Bolsa Família

Governo está dividido e já cogitou no final do ano passado reajustar o valor do benefício acima da inflação

Publicado em 24 de abril de 2018 às 12:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O presidente Michel Temer (PMDB) vai se reunir nesta quinta-feira (26) com os ministros do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, e do Planejamento, Esteves Pedro Colnago, para definir qual será o valor do reajuste do Bolsa Família.

O presidente Michel Temer. (Valter Campanato/Agência Brasil)

"O que está colocado na mesa é o reajuste. Existem vários tipos de reajuste colocados na mesa e na quinta-feira vai ter uma reunião para definir o impacto de cada sugestão para bater o martelo", disse um integrante do governo que acompanha a negociação.

O governo está dividido e já cogitou no final do ano passado reajustar o valor do benefício acima da inflação. O então ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, anunciou que o aumento seria de “inflação e mais um pouco”. O discurso de um aumento real para todas as 13,7 milhões de famílias atendidas se manteve até o primeiro trimestre deste ano.

Em abril, porém, uma proposta menos generosa foi tornada pública por Osmar Terra: dar reajuste acima da inflação apenas para famílias com filhos na escola ou que frequentam programas de capacitação profissional. Na ocasião, ele garantiu que a correção de 2,95% para repor a inflação de 2017 era dada como certa.

Na semana passada, no entanto, o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, voltou a colocar em dúvida o aumento e disse que o governo ainda discutia se realizaria ou não um reajuste do Bolsa Família neste ano. De acordo com ele, é preciso “ver se tem espaço para isso”.

Este vídeo pode te interessar

Apesar das dificuldades fiscais, o governo quer reajustar o benefício, porque acha que a medida pode se reverter num ativo eleitoral para Temer, que ensaia sair candidato.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais