> >
Brasil criou 115.989 empregos em abril, abaixo da média histórica

Brasil criou 115.989 empregos em abril, abaixo da média histórica

A geração de vagas é a mais elevada desde o início da recuperação do mercado de trabalho no ano passado, mas abaixo da média para o mês, que é de 122,4 mil

Publicado em 18 de maio de 2018 às 17:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Brasília - O presidente Michel Temer. (José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Michel Temer antecipou nesta sexta-feira (18) a divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de abril e anunciou que o País abriu 115.898 postos de trabalho no mês passado. O número foi divulgado pelo presidente durante fórum na capital paulista.

Ele citou o número ao contestar a ideia de que "o desemprego está aumentado" no Brasil. "Nós temos que confiar no que está acontecendo no Brasil", declarou.

A geração de vagas em abril é a mais elevada desde o início da recuperação do mercado de trabalho no ano passado, conforme os números, sem ajustes, do Caged. Porém, conforme ressalta a MCM Consultores, o resultado apurado no mês passado está abaixo da média histórica de abril, que é de 122,4 mil.

FOLGA

A geração líquida de empregos em abril superou com folga as 56.151 vagas abertas em março deste ano e ainda mostrou um resultado bem acima do visto no quarto mês de 2017, de 59.856.

Antes da divulgação do dado oficial, que é contabilizado pelo Ministério do Trabalho, alguns profissionais no mercado já conheciam o resultado, mas os números do levantamento haviam sido coletados antes da informação circular.

A despeito da retomada ainda lenta do mercado de trabalho e da atividade em geral, o Caged de abril sinaliza um quadro menos desfavorável do emprego formal em relação a outros períodos, embora ainda bastante fragilizado.

Além dos reflexos moderados da recuperação moderada da atividade, o economista Luiz Castelli, da GO Associados, cita a sazonalidade. Isso porque, observa, abril normalmente é considerado o melhor mês na pesquisa do Caged.

Castelli estimava a geração de 145 mil postos de emprego formal no quarto mês do ano, sem ajuste sazonal. Ao fazer o ajuste, a projeção é de geração de 60 mil vagas com carteira assinada.

Este vídeo pode te interessar

"Dá um sinal melhor depois do primeiro trimestre bastante fraco. Tira um pouco do pessimismo", avalia, citando que em fevereiro e março, segundo suas contas, o saldo com ajuste sazonal do Caged ficou positivo em 10 mil e 21 mil vagas, respectivamente.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais