> >
Por que leite e ovos não podiam ser doados?

Por que leite e ovos não podiam ser doados?

Leite cru e animais mortos não podem ser doados, de acordo com uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Publicado em 31 de maio de 2018 às 01:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ovos estocados em Santa Maria de Jetibá . (Bernardo Coutinho )

A paralisação dos caminhoneiros causou, no campo, prejuízos incalculáveis aos produtores. Pelo menos 150 mil litros de leite foram jogados fora por cooperativas de laticínios no Estado, ovos foram descartados e aves foram mortas. Mas por que esses produtos não podiam ser doados à população?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) explica que o leite cru e animais mortos não podem ser doados. Já o ovos precisam passar pelo serviços de inspeção antes de serem distribuídos. A explicação é que esses itens podem estar comprometidos e/ou contaminados.

De acordo com a professora do Bacharelado em Ciência e Tecnologia em Alimentos do Ifes de Venda Nova do Imigrante, Maíra Maciel, ao falar em segurança alimentar deve-se levar em consideração três aspectos: contaminação, qualidade nutricional e acesso ao produto.

“A contaminação pode ser de várias formas, mas a principal delas é a microbiana. No caso dos alimentos de origem animal, que são perecíveis, por terem uma vida de prateleira mais curta, eles têm tempo e condição de transporte específicos, pois precisam ser refrigerados para garantir a qualidade do produto”, explicou.

Este vídeo pode te interessar

Segundo a professora, “com a greve e os caminhões parados, não mais tem como a indústria garantir ao consumidor que os alimento que fazem parte da cadeia de frios estejam chegando livres de contaminação”.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais