> >
Com greve, economia brasileira encolheu 3,34% em maio

Com greve, economia brasileira encolheu 3,34% em maio

É o pior desempenho desde 2008

Publicado em 16 de julho de 2018 às 11:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
PM realizando operação para liberar pontos de bloqueio na greve dos caminhoneiros. (Divulgação SESP)

Os estragos causados pela greve dos caminhoneiros na atividade econômica começam a aparecer nas estatísticas. A economia brasileira encolheu 3,34% em maio, de acordo com o índice do Banco Central que mede a atividade (IBC-BR). Foi a maior queda já registrada pela autoridade monetária desde quando começou a calcular o indicador há 15 anos.

Superou até mesmo dezembro de 2008, quando a atividade despencou 3,08% no auge dos impactos da crise financeira internacional. A diferença é que, naquela época, o resultado foi o ápice de outros fortemente negativos. Agora, o país começava a se recuperar, mas a paralisação reverteu os avanços.

ICB-Br

O IBC-Br foi criado pelo BC para ser uma referência do comportamento da atividade econômica que sirva para orientar a política de controle da inflação pelo Comitê de Política Monetária (Copom), uma vez que o dado oficial do Produto Interno Bruto (PIB) é divulgado pelo IBGE com defasagem em torno de três meses. Tanto o IBC-Br quanto o PIB são indicadores que medem a atividade econômica, mas têm diferenças na metodologia.

O indicador do BC leva em conta trajetória de variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (indústria, agropecuária e serviços).

Este vídeo pode te interessar

Já o PIB é calculado pelo IBGE a partir da soma dos bens e serviços produzidos na economia. Pelo lado da produção, considera-se a agropecuária, a indústria, os serviços, além dos impostos. Já pelo lado da demanda, são computados dados do consumo das famílias, consumo do governo e investimentos, além de exportações e importações.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais