> >
Redes sociais viram ferramenta para comerciantes do Espírito Santo

Redes sociais viram ferramenta para comerciantes do Espírito Santo

Especialistas apontam que além da divulgação digital é preciso usar as mídias tradicionais

Publicado em 13 de outubro de 2018 às 23:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dyeniffer Guasti, Rose Soares e Poliana Lavarini indicam clientes umas para as outras. (Fernando Madeira )

As redes sociais têm um potencial imenso de ajudar os pequenos negócios se forem integradas com outras ferramentas de comunicação, como as mídias tradicionais, apontam especialistas em marketing .

De acordo com o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Ufes, Cláudio Rabelo, hoje as pessoas estão muito preocupadas em atingir um número grande de pessoas pelas mídias sociais, mas elas precisam ficar atentas em impactar o alvo certo.

“É preciso impactar um parceiro, uma pessoa de opinião ou alguém que se relaciona com a sua marca. Essa é a forma mais eficaz.”

Outro ponto importante, segundo Rabelo, é que antes os comerciantes viviam isolados, achando que um concorria diretamente com o outro. “A união entre o mercado é muito importante para estimular que o consumidor procure por aquele serviço ou mercadoria.”

Foi a partir de uma rede de comunicação que comerciantes começaram a interagir entre si. O primeiro contato, na maioria das vezes, ocorre on-line, e depois migra para a vida real.

No caso da Dyeniffer Guasti, 29 anos, dona de uma loja de roupas, a possibilidade de união com outros empresários começou pela telinha do celular, mesmo ela atuando em uma rua onde existem vários comércios. “Estamos buscando movimentar o bairro para ele crescer.”

Ela é parceira da Rose Soares, 39 anos, que tem um salão de beleza. Uma indica cliente para a outra e entrega brindes para que a outra sorteie nas redes sociais. “Eu ofereço desconto na primeira vez que a pessoa vem ao salão pela indicação de uma das lojas parceiras. Isso dá muito certo e o salão vem crescendo”, comenta.

Outra parceria é com a Poliana Lavarini Sabino Maretto, 33, que tem uma academia e percebeu que, com a colaboração, o movimento no bairro aumentou e a procura pelo serviço que oferece também.

POTENCIAL DAS REDES É IMENSO

Este vídeo pode te interessar

Aspas de citação

As redes sociais têm um potencial imenso se forem integradas a outras ferramentas, como as mídias tradicionais e o contato direto com os clientes. É importante fazer um mix e conhecer cada tipo de rede social, porque cada uma tem sua característica. Ainda é preciso analisar as características do cliente. Muitos estão mais preocupados em atingir um número grande de pessoas, mas deveriam se preocupar em atingir a pessoa certa, um parceiro ou alguém que se relacione diretamente com a sua marca.

Cláudio Rabelo, coordenador do curso de publicidade e propaganda da Ufes
Aspas de citação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais