> >
Com alta da gasolina, venda de motos e bikes dispara no ES

Com alta da gasolina, venda de motos e bikes dispara no ES

Consumidores buscam alternativas contra a alta da gasolina

Publicado em 17 de novembro de 2018 às 00:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cidiney percorre todos os dias 16 km de bicicleta da sua casa, na Serra, até o trabalho, em Vitória. (Ricardo Medeiros)

Cortar gastos já virou parte da rotina das famílias capixabas. Quando algo encarece é preciso achar uma solução para contornar o problema, como é o que está acontecendo com quem depende do carro para se deslocar. A alternativa encontrada por quem precisa diminuir o valor das despesas é o uso de meios alternativos de locomoção.

Com a alta de quase 15% no preço da gasolina, desde janeiro, os motoristas estão tendo que sair em busca de opções que pesem menos, ou quase nada, no bolso. Com isso, a venda de bicicletas e motos vem crescendo.

Em outubro, a compra de motos cresceu 30,7% em comparação a janeiro deste ano. No primeiro mês do ano, foram comercializados 1.286 modelos no Espírito Santo. Em agosto, a venda atingiu seu melhor resultado desde junho de 2016, somando 1.797 veículos vendidos. Já no mês passado foram 1.682 comercializações.

De acordo com dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodives), nos dez meses de 2018 foram 14,1 mil motos vendidas, volume 7,63% maior do que as negociações fechadas no mesmo período do ano passado quando foram 13,1 mil unidades comercializadas.

Por consumir menos gasolina que o carro e ter um valor de compra menor, a moto acaba se tornando uma opção mais viável, aponta o economista Mário Vasconcelos. “Além do preço do combustível ter ficado mais alto, o consumidor muitas vezes não tem condições de adquirir um carro, por ser caro. Dessa forma, ele procura pela moto, que é uma opção mais viável economicamente”, destaca.

O economista Marcelo Loyola diz que com o aumento da procura por motos e bicicletas, os dois setores se beneficiam pois há um deslocamento de consumo. “O consumidor vai passar a investir ainda em manutenção, o que fará com que a cadeia no entorno desse negócio se beneficie”, explica.

Aspas de citação

Há dois anos optei por trocar o carro pela bicicleta, que é mais econômica e faz bem à saúde. Além disso, é mais rápida em meio ao trânsito.

Cidiney José Rezende, pintor predial
Aspas de citação

EM ALTA

Em busca de economizar, o pintor predial de 49 anos Cidiney José Rezende trocou o carro pela bicicleta. De segunda a sexta-feira, ele percorre um trajeto de 16 quilômetros da sua casa, em Cidade Continental, na Serra, até Jardim Camburi, onde trabalha.

“Há dois anos optei por trocar o carro pela bicicleta, que é mais econômica e faz bem à saúde. Além disso, é mais rápida em meio ao trânsito. De ônibus eu levava uma hora de casa até o trabalho, de carro 30 minutos e de bicicleta menos de 20 minutos”, conta.

O Espírito Santo foi o quarto do país com mais registros de importações de bicicletas. O estudo Economia da Bicicleta do Brasil, realizado pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Aliança Bike, mostra que ao todo a federação recebeu 17,6 mil unidades em 2016 e 20,6 mil em 2017, uma alta de 16,76%. A maior parte foi enviada para outras regiões.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio de Importação e Exportação (Sindiex), Marcilio Rodrigues Machado, cerca de 30% das bicicletas importadas é para abastecer o mercado local, já o restante é destinado a outros Estados.

Este vídeo pode te interessar

Dessa forma, em média, em 2017, 6.180 bikes foram importadas destinadas ao mercado capixaba, enquanto em 2016, foram 5.280.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais