> >
Impasse sobre abertura aos domingos pode parar na Justiça

Impasse sobre abertura aos domingos pode parar na Justiça

Empresários defendem funcionamento facultativo, mas sindicato dos trabalhadores é contra

Publicado em 13 de novembro de 2018 às 00:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Divulgação)

A possibilidade dos supermercados voltarem a funcionar aos domingos no Estado ganhou mais um obstáculo na tarde dessa segunda-feira (12), durante uma reunião entre a Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Sindicato dos Empregados do Comércio do Estado do Espírito Santo (Sindicomerciários). Com o objetivo de criar uma nova convenção coletiva dos comerciários, já que o documento anterior expirou no último dia 5 de novembro, o encontro terminou em um impasse.

Enquanto o sindicato dos trabalhadores defende que os supermercados continuem fechando obrigatoriamente aos domingos, como acontece desde 2009, os patronais propõem que esse funcionamento seja facultativo. Caso não se chegue a um consenso nos próximos dias, o imbróglio deve parar na Justiça.

Impasse sobre abertura aos domingos pode parar na Justiça

"A Federação entende que facultar a decisão aos próprios estabelecimentos possibilita a geração de novos empregos. Acreditamos que esse cláusula das convenções anteriores é coisa do passado. Apenas o nosso Estado tinha essa proibição, e dificilmente aceitaremos que ela continue", ressaltou o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri.

Segundo Sepulcri, mudanças podem até serem feitas no documento após as propostas dos trabalhadores, mas quanto a abertura aos domingos não haverá alterações. "Respeitamos a proposta feita pelos trabalhadores e vamos levar essas demandas aos nossos sindicatos filiados, com a possibilidade de fazermos algumas mudanças no documento, que será apresentado novamente até o final desta terça (13). Mas essa questão dos supermercados não deverá sofrer alterações".

O Sindicomerciários, por sua vez, alega que o descanso é de extrema importância para os funcionários dos supermercados. "Com exceção do período do verão, que tem muito turismo e alta demanda, é ideal esse fechamento aos domingos, já que os trabalhadores desse segmento enfrentam muitas horas extras e uma rotina cansativa de trabalho", explicou Rodrigo Rocha, presidente do sindicato. "Esperamos que a nova proposta, que será entregue, atenda melhor às nossas reivindicações".

Os trabalhadores também solicitaram que as lojas de rua e de shoppings sejam proibidas de abrir aos feriados, e pediram um ticket alimentação de R$18 por dia. "Na reunião de ontem, os lojistas já demonstraram que não têm interesse em modificar essa cláusula para os feriados, que sempre foi dia facultativo", rebateu o presidente da Fecomércio.

"Não existe possibilidade de entrarmos nessa negociação, assim como não consta na nossa planilha a verba necessária para oferecer esse ticket alimentação. O comércio está passando por uma situação precária nesta década, e já estamos oferecendo aos trabalhadores o seguro saúde, além de um reajuste salarial de 4,0043%, valor maior do que o oferecido na maioria dos Estados".

Ainda de acordo com Sepulcri, se as partes estivessem chegado a um acordo, a expectativa era de que a nova convenção já fosse assinada hoje, o que não ocorreu. "Nós esperamos que o documento final seja acatado pelos trabalhadores. Se isso não acontecer, essa assinatura será postergada até que haja uma decisão da Justiça", completou.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais