> >
Pagamento do IPVA de 2019 começa em março

Pagamento do IPVA de 2019 começa em março

Assim como em 2018, boletos não serão enviados para o endereço do contribuinte

Publicado em 19 de novembro de 2018 às 22:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Arquivo)

Os proprietários de veículos no Espírito Santo devem ficar atentos e começarem a se planejar para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019. O calendário de pagamento começa em março do ano que vem, sendo que as datas de vencimento variam de acordo com o final da placa. (Veja a tabela no fim da matéria)

O cronograma de vencimentos foi publicado nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial do Estado. Donos de caminhões, ônibus e micro-ônibus terão a cota única ou a primeira parcela do IPVA com vencimento a partir do dia 13 de março.

Já os proprietários de veículos leves (automóveis, caminhonetas, utilitários e motocicletas) vão começar a pagar a partir de abril. A cota única ou a primeira parcela terão vencimentos entre os dias 8 e 22 de abril, de acordo com a placa.

DESCONTO

Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), os proprietários que efetuarem o pagamento em cota única até a data do primeiro vencimento terão 5% de desconto. 

Os proprietários de veículos leves poderão parcelar o IPVA em quatro vezes. Já os proprietários de veículos pesados poderão dividir o IPVA em duas parcelas.

BOLETOS

Assim como neste ano, os  boletos não serão enviados para o endereço do contribuinte. O Documentos Únicos de Arrecadação (DUA) para pagamento do IPVA estará disponível a partir de janeiro de 2019 no site da Sefaz ou no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

Este vídeo pode te interessar

O IPVA é calculado sobre valor de mercado dos veículos de acordo com pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) – a alíquota é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores. Para carros de passeio e caminhonetes e embarcações a alíquota é de 2%.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais