> >
Tecnologia na palma da mão para detectar doenças no cafezal

Tecnologia na palma da mão para detectar doenças no cafezal

Aplicativo criado por capixabas será capaz de reconhecer pragas e apontar soluções

Publicado em 5 de novembro de 2018 às 22:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
José Guilherme Mota Esgário de camisa vinho, Giuliano Lacerda Manso de camisa azul marinho, Reanto Krohling e Helder Knidel criaram um aplicativo para monitoria de lavouras de café . (Marcelo Prest)

Apenas com a foto da folha de um pé de café será possível pré-diagnosticar que tipo de problema atingiu a lavoura. Graças a um aplicativo instalado no celular, o produtor vai saber qual praga ou doença está afetando a planta e como lidar com ela.

O E-agricultor, como foi chamado o aplicativo (app), está sendo desenvolvido no Laboratório de Computação Inspirado na Natureza (Labcin) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e deve chegar gratuitamente às mãos dos produtores até o final do próximo ano.

“Usando inteligência artificial, estamos criando um sistema de coleta de dados. Assim, conseguimos reunir diferentes informações sobre a planta com uma foto e mostrar ao produtor como agir”, explica José Guilherme Mota Esgário um dos desenvolvedores do projeto.

Segundo Helder Knidel, co-orientador do projeto, o E-agricultor detecta o formato e o diâmetro das manchas, cruza os dados coletados com as fotos do sistema e, assim, consegue fazer um pré-diagnóstico da doença. Para isso, é preciso ter um longo catálogo de fotos. “Apenas com a análise dessas imagens é que o aplicativo vai poder chegar a uma conclusão e apontar qual a melhor técnica a ser utilizada para combater a praga ou doença em questão”, explica o professor.

De acordo com Helder, a expectativa é criar um banco de dados para esse aplicativo entre 100 mil e 1 milhão de imagens das diferentes fases das principais infestações que acometem as plantações de café no Espírito Santo.

Os dados sobre as doenças estão sendo obtidos com o auxílio do pesquisador José Aires Ventura, um dos maiores especialistas em café no Estado.

Tamanha a importância para a cultura do café que o aplicativo foi um dos 26 projetos vencedores do Latin America Research Awards (Lara), programa de bolsas de pesquisa em ciências da computação na América Latina. A tecnologia concorreu com cerca de 300 projetos inscritos no concurso promovido pela Google.

ACESSO

Para que o maior número de produtores tenham acesso à ferramenta, o aplicativo está sendo preparado com uma linguagem de fácil compreensão, sem muitos nomes técnicos ou científicos. Além disso, segundo Antonio Krohling, professor orientador do projeto, o app funcionará com ou sem internet.

“Se o agricultor souber como agir efetivamente, será possível que ele não tome a decisão equivocada para o problema que está ocorrendo na lavoura e, com isso, vai conseguir eliminar a perda de produtividade e o uso incorreto de agrotóxicos”, conta.

Outra possibilidade de utilização dos princípios do E-agricultor é para a detecção de câncer de pele. O Labcin já está trabalhando em um aplicativo que faça o diagnóstico auxiliado por computador (CAD).

Este vídeo pode te interessar

Segundo os pesquisadores, será possível saber em poucos minutos se uma mancha na pele pode ser um tipo de câncer ou não, auxiliando médicos e pacientes.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais