> >
Primeira variedade capixaba de milho para plantio orgânico

Primeira variedade capixaba de milho para plantio orgânico

Foram quase 30 anos selecionando sementes crioulas para chegar à ES-204 Imperador

Publicado em 15 de dezembro de 2018 às 23:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Espigas de milho orgânico, colhidas em Domingos Martins, não receberam nenhum tipo de agrotóxico . (Divulgação)

Versátil na culinária e fonte de renda para muitos agricultores, o milho tradicionalmente plantado no Estado ganhou uma nova versão que possibilitará um plantio orgânico com maior produtividade e resistência às pragas. A expectativa é de que as espigas livres de agrotóxicos cheguem ao consumidor já no próximo ano.

A ES-204 Imperador, como foi chamada a nova variedade de milho, é a primeira capixaba desenvolvida para ser cultivada sem o uso de agrotóxicos. Atualmente os agricultores do Estado já realizam o plantio de milho de forma orgânica, porém, as lavouras têm produtividade inferior se comparadas àquelas plantadas no sistema tradicional de cultivo – utilizando agrotóxicos – e são mais suscetíveis a pragas e infestações.

A variedade capixaba foi desenvolvida pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A estimativa é de que cerca de 400 produtores plantem esse milho em 2019.

“A maior parte das sementes de milho disponíveis no mercado para o plantio é transgênica. Essas sementes são proibidas na agricultura orgânica porque não há como saber a qualidade do material e se a planta que originou os grãos foi exposta a algum tipo de agrotóxico”, comenta Jacimar Luis de Souza, um dos pesquisadores responsáveis pela pesquisa.

Para chegar a essa nova variedade, os técnicos do Incaper selecionaram material genético – os melhores grãos das melhores espigas – de sementes crioulas durante quase 30 anos. “Desde 1990 realizamos o plantio de sementes crioulas de milho de forma orgânica. A cada ano fazíamos uma colheita e selecionávamos os melhores grãos para ter um milho com alta produtividade e também resistência a doenças”, explica.

BENEFÍCIOS

A nova variedade de milho tem alta produtividade, boa estabilidade de produção, bom empalhamento de espiga e tolerância às principais doenças foliares. Diferentemente de outras variedades, a ES-204 Imperador permite que o produtor realize um novo plantio com as sementes que colher.

“A variedade que desenvolvemos tem tripla aptidão. Produz grãos de ótima qualidade, milho verde bom e biomassa – material que é usado para fazer a silagem animal – e melhoria de solo com adubação verde de excelente qualidade”, esclarece..

Segundo a pesquisa sobre a variedade, feita pelo Incaper em parceria com a Faculdade de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapes), a produtividade média de espigas no ciclo 2017/2018 foi de 9,9 mil quilos por hectare plantado. Já a de grãos foi de 8 mil quilos por hectare de plantio. Nesse ciclo, em média, as espigas estavam prontas para a colheita em 148 dias, quase cinco meses.

PRODUTORES RECEBERÃO SEMENTES

Cerca de 400 pequenos produtores de todo o Estado vão receber gratuitamente sementes da variedade ES-204 Imperial para o plantio. O lançamento da variedade e entrega das sementes acontecerá na terça-feira (18), às 9 horas, na Fazenda do Estado, em Domingos Martins.

De acordo com o pesquisador do Incaper Jacimar Luis de Souza, neste primeiro momento, cada agricultor receberá cerca de 300 sementes. Os produtores também serão instruídos sobre como realizar o plantio.

“Temos um campo de milho que ainda está verde. Então os produtores vão receber um vale com o direito a um quilo de milho por pessoa. Quando colhermos esse campo, poderão pegar mais sementes”, comentou.

Espigas de milho orgânico . (Divulgação)

SAIBA MAIS SOBRE A NOVA VARIEDADE

Histórico

Início

Em 1984 chegaram ao Estado as primeiras sementes de milho, da variedade CMS 12, vindas de um banco genético desses grãos.

Melhoramento

Todo ano, de 1984 a 1986, os grãos foram plantados, colhidos e selecionados. A seleção das melhores sementes resultou na “Emcapa-201”, primeira variedade melhorada do Estado.

Seleção

Pesquisadores continuaram plantando, colhendo e selecionando as sementes por meio do plantio tradicional de 1986 até 1990.

Orgânico

De 1990 a 2018, a variedade Emcapa-201 passou a ser cultivada no sistema orgânico na Fazenda do Estado, em Domingos Martins. Depois de seleções anuais, neste ano, o Incaper chegou à ES-204 Imperador.

ES-204 Imperador

Produção

Tem alta produtividade, boa estabilidade de produção, empalhamento de espiga, tolerância às principais doenças da planta.

Aptidões

Essa variedade tem aptidão para: grãos, milho verde e produção de biomassa.

Economia

Por ser mais rústica, o custo da semente chega a ser metade do que o dos híbridos. Além disso, as sementes podem ser utilizadas em novos plantios.

Recomendações

Cuidados

Os pesquisadores orientam a realizar o plantio dessa variedade isoladamente, para que não haja cruzamento genético com outros tipos de milho.

Plantio

Deve ser realizado de setembro a novembro, em todo o Estado. Em locais de baixa altitude também pode ser realizado de março a abril, com irrigação. A plantação atinge em média 2,5 metros de altura.

FONTE: Incaper

Este vídeo pode te interessar

Produção de milho orgânico em Domingos Martins. (Divulgação)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais