> >
Santa Maria de Jetibá: análises de solo e de água de graça

Santa Maria de Jetibá: análises de solo e de água de graça

Cerca 500 agricultores familiares poderão ser beneficiados no município, economizando com os exames cerca de R$ 300

Publicado em 11 de dezembro de 2018 às 22:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Análise de solo será feita gratuitamente para produtores de Santa Maria de Jetibá. (PIXABAY)

Os produtores de Santa Maria de Jetibá terão um alívio no bolso no próximo ano. Cerca 500 agricultores familiares poderão fazer gratuitamente até duas análises de solo para plantio e uma análise de água para irrigação. 

Juntos, os três exames laboratoriais custariam, em média, R$ 300 para serem realizados. O produtor pode usar o benefício ao longo de um ano. Mas, segundo o Projeto de Lei (PL) Nº 072/2018, aprovado na última segunda-feira (10) pela Câmara Municipal da Cidade, o custeios dessas análises para os pequenos agricultores que residem no município será pago pela orçamento da Secretaria de Agropecuária de Santa Maria de Jetibá.

De acordo com o secretário de Agropecuária de Santa Maria de Jetibá, Egnaldo Andreatta, a economia da cidade está baseada, essencialmente, na produção de hortifrutigranjeiros.

"Dessa forma, além da diminuir os custos para o produtor, a ideia do projeto é incentivar o uso adequado do solo. Se o produtor souber como está a terra que ele planta - se precisa ser mais adubada ou receber algum tipo de defensivo - e a qualidade da água que usa para irrigar, consequentemente vai diminuir o uso desnecessário de defensivos e fertilizantes nas plantações. Com isso, os alimentos serão cada vez mais saudáveis e incentivamos indiretamente a produção de orgânicos", explica.

O projeto para financiar as análises surgiu de uma demanda dos agricultores à Secretaria de Agropecuária do município e foi desenvolvido  em conjunto com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Sindicato dos Agricultores Familiares de Santa Maria de Jetibá. Ele faz parte do Programa de Fomento para Agricultura Familiar do município.

A licitação para contratar a empresa responsável pelas análises deve ocorrer em janeiro de 2019. Mas, o agricultor já pode se preparar para solicitar os testes.

CONFIRA O QUE SERÁ PRECISO

Para requisitar as análises, os produtores rurais precisarão protocolar o pedido do teste na sede da prefeitura e direcioná-lo à Secretaria de Agropecuária. Nele devem constar:

- Cópia do CPF e RG do requerente;

- Cópia de comprovante de residência, provando que o requerente reside no Município de Santa Maria de Jetibá

- Cópia do Extrato da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa, comprovando que a propriedade atendida se localiza do Município de Santa Maria de Jetibá;

- Cópia da Nota Fiscal do Bloco de Produtor, requerente emitida nos últimos 12 meses.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais