Uma falha de comunicação entre trabalhadores do navio chinês Da Tai pode ter sido a causa do acidente que matou um tripulante de 41 anos e deixou outro de 43 ferido na última quinta-feira, em Vitória. A hipótese foi levantada por fiscais da Superintendência Regional do Trabalho que estiveram ontem no Porto de Vitória para apurar o ocorrido.
Para realizar a abertura do porão para o carregamento de concentrado de cobre, os tripulantes deslocavam as tampas do local e as empilham uma sobre as outras. O tampão envolvido no acidente era a quarta peça que estava sendo empilhada pelos tripulantes Yongan Zhang, 41 anos, e Mengzhu Lai, 43 anos.
Depois de empilhadas, elas precisam ser desamarradas para que o guindaste retire os outros tampões. Os trabalhadores que se feriram estavam em cima de uma dessas estruturas realizando o procedimento de desate das amarras, o que é o padrão para esse tipo de operação, conta Fábio Dinelli, um dos auditores fiscais do trabalho que estiveram no local do acidente ontem.
Ainda de acordo com o fiscal, as informações preliminares do órgão apontam que Yongan Zhang e Mengzhu Lai tinham soltado três das quatro amarras da tampa do porão quando o operador do guindaste moveu a peça. Por isso, a estrutura acabou ficando como um pêndulo, presa por apenas um dos cabos.
Quando a peça se moveu, Mengzhu Lai conseguiu pular de cima da placa, já Yongan Zhang acabou caindo por mais de 20 metros até atingir o fundo do porão. Ele morreu no local.
Segundo o fiscal, o acidente pode ter acontecido porque o procedimento padrão para essas operações consiste em após todos os quatro pontos de engate serem removidos, os tripulantes que estão sob a estrutura devem se comunicar por rádio com o operador do guindaste para que, somente assim, ele possa mover o equipamento novamente.
A hipótese mais provável é que tenha havido um mal entendido, um falha nessa comunicação, o que teria levado o operador do guindaste a movimentar o guincho antes da hora, causando o acidente, comenta Fábio.
Zhang, que conseguiu pular, foi levado para o Hospital Meridional, em Cariacica, na noite de quinta-feira e durante a madrugada de ontem recebeu alta e passa bem. Ele tinha sido socorrido com alguns ferimentos.
O NAVIO
A embarcação asiática saiu do Porto de Munguba, no Pará, na quinta-feira, e às 11h08 atracou no Porto de Vitória para ser carregada com aproximadamente 11 mil toneladas de concentrado de cobre. O navio seguiria para o Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O acidente aconteceu por volta das 17h. O socorro demorou quase uma hora para chegar ao local.
ENTENDA
Atracado em Vitória
Vindo do Pará, o cargueiro Da Tai, de bandeira de Hong Kong e de propriedade da Cosco, atracou no Cais Comercial de Vitória às 11h08 de quinta, 10, para ser carregado com concentrado de cobre.
Preparo para carga
Após atracar, tripulantes do navio iniciaram a abertura das tampas do porão para que os estivadores embarcassem a carga.
O acidente
Entre 16h40 e 17h, antes de um dos tampões ter sido totalmente desatado do guincho, o guindaste levantou a estrutura.
Queda e pulo
Dois trabalhadores estavam na estrutura. Mengzhu Lai conseguiu pular da chapa de aço que estava içada e se salvou da queda, ficando com alguns ferimentos. Já Yongan Zhang caiu de uma altura superior a 20 metros no fundo do porão e morreu no local.
Suspeita
A hipótese trabalhada pela Superintendência Regional do Trabalho é de que ouve falha de comunicação entre os funcionários feridos e o operador do guindates.
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