> >
Vazamento em plataforma da Petrobras no ES foi de 'médio porte'

Vazamento em plataforma da Petrobras no ES foi de "médio porte"

O problema ocorreu por volta das 4 hora da manhã, na plataforma da Petrobras localizada no Parque da Baleias, na Bacia de Campos, a 80 quilômetros da costa capixaba.

Publicado em 23 de fevereiro de 2019 às 20:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A plataforma P-58, da Petrobras, produz no Parque das Baleias, Litoral Sul. (Divulgação)

Um vazamento na transferência de petróleo na maior plataforma da Petrobras no Estado, a P-58, jogou no mar 188 metros cúbicos de óleo. Segundo uma fonte do setor, o acidente, no Litoral Sul, não é enquadrado como um desastre ambiental, mas pode ser caracterizado como de médio porte.

O problema ocorreu por volta das 4 hora da manhã, na plataforma da Petrobras localizada no Parque da Baleias, na Bacia de Campos, a 80 quilômetros da costa capixaba.

Segundo a Petrobras, logo após o rompimento do mangote, o processo de transferência do óleo para um navio aliviador foi interrompido. A companhia afirma que a plataforma está em condição segura e que não há vítimas nem impacto para a operação.

Duas embarcações estão no local para contenção e recolhimento da mancha. As simulações iniciais indicam que não há risco de o material chegar à costa. Está sendo realizado sobrevoo com especialistas para avaliação da região.

O superintendente do Ibama no ES, Tarcísio Föeger, explica que a situação está controlada e que um plano de contenção foi colocado em prática para impedir que a mancha chegue até a costa. “Temos uma equipe experiente em campo agora. Devido às condições oceanográficas, com mar calmo e pouco vento, o risco do óleo chegar ao litoral é quase nulo”, explica ao acrescentar que até o final do dia mais informações serão passadas pelo Ministério do Meio Ambiente.

Este vídeo pode te interessar

Em 2009, um outro vazamento de óleo atingiu o litoral do Espírito Santo, afetando praias de Linhares. A falha ocorreu no carregamento de um navio com óleo. Na época, vazaram 2 mil metros cúbicos em uma monoboia do Terminal Norte Capixaba, no município de São Mateus.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais