> >
Fazendas urbanas: opção para quem quer alimentação saudável

Fazendas urbanas: opção para quem quer alimentação saudável

Mesmo em lugares com pouco espaço é possível plantar hortaliças e temperos

Publicado em 3 de março de 2019 às 22:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Lucy Dantas, de 86 anos, adora cultivar temperos, frutas e plantas medicinais em casa. (Vitor Jubini)

Do quintal da vovó para o cantinho do apartamento. As hortas, tão comuns em sítios e fazendas, fazem parte da lembrança de muitas pessoas e, cada vez mais, estão conquistando o seu espaço dentro das residências na área urbana. Menores e plantadas em diferentes tipos de recipientes, elas cultivam principalmente temperos e hortaliças. Além de encantarem pela beleza, as hortas trazem saúde e economia para o bolso.

Aos 86 anos, a pensionista Lucy da Silva Dantas faz questão de cuidar das plantas que tem em sua casa, em Vitória. A diversidade de espécies cultivadas nos vasos impressiona. Tem pitanga, arruda, gengibre, açafrão, babosa, mamão, amora, romã, hortelã e pimenta.

“Compro as mudas e as planto em vários tipos de vasos: pequenos, grandes, largos ou baixinhos. Sempre regando e olhando para ver se não tem nenhum tipo de praga, como os pulgões.”

Ainda segundo ela, uma coisa é muito importante no trato das plantinhas: conversar. “Temos que ter um tempinho para cuidar delas, tratar com carinho”, ensina.

Já o autônomo Edson Lima Coutinho, 51 anos, que também mora em Vitória, conta que começou a cultivar por curiosidade e que até bananeira já plantou em um vaso. “Moramos em uma casa, mesmo assim, não tem muito espaço. Então, é tudo plantado em vasos. Não usamos agrotóxico e, por isso, fica tudo muito mais saboroso”, comenta.

Ao todo ele tem mais de 15 tipos de plantas que podem ser usadas na alimentação. São raízes, folhagens, temperos, frutíferas e até mesmo Plantas Alimentícias Não convencionais (Panc’s). “Teve uma planta, a erva-jabuti, que nasceu aqui em casa e que fui procurar saber mais sobre ela. Descobri que além de ser muito bonita, também é uma Panc. As folhas dela têm um sabor adocicado delicioso”, revela.

A design Ieso Dhara Bugni, que trabalha em uma floricultura da Capital, orienta que, de forma geral, as plantas precisam ficar onde haja bastante luminosidade. “O ideal é que o lugar escolhido seja iluminado pelo sol do começo do dia, já que ele é menos quente. Além disso, é preciso regar diariamente e fertilizar o solo de 15 em 15 dias.”

Segundo ela, as plantas crescem de acordo com o tamanho dos vasos, quanto maior forem, maior elas ficarão. “Dá para fazer vários tipos de hortinhas, mas normalmente as pessoas optam pelas mais fáceis de cuidar, como o alecrim, o manjericão e a salsinha.”

DICAS

Local

Escolha onde será feita a sua horta. Prefira locais que tenham ventilação e luz natural.

Formato

Escolha o formato da horta que você irá fazer: suspensa, vasos, lera (pequeno espaço de terra para plantio), potes, garrafas pets, entre outros.

Cuidado

Busque ou adquira as ferramentas adequadas para a montagem da sua horta. O uso de ferramentas inadequadas pode causar transtornos na montagem e na manutenção.

Orgânico

Adquira os materiais orgânicos e mudas para o plantio da sua horta. Busque informações sobre a necessidade de água, iluminação, ventilação e outros cuidados de acordo com a planta escolhida.

Aprecie

Este vídeo pode te interessar

Faça disso um hobby e envolva toda a sua família. Além de ser legal compartilhar uma atividade, é uma prática saudável.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais