> >
Habitação e Educação fazem inflação subir no Espírito Santo

Habitação e Educação fazem inflação subir no Espírito Santo

IPCA de fevereiro fechou em 0,58%, acima do índice nacional para o mesmo período, que foi de 0,48%

Publicado em 12 de março de 2019 às 21:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O índice de IPCA do Espírito Santo foi superior ao nacional. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A inflação do Espírito Santo fechou o mês de fevereiro em 0,58% e superou o índice nacional, que terminou o mês em 0,48%. Os grupos habitação (2,10%) e educação (2,87%) foram os responsáveis pela alta. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial brasileira, levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Nesses grupos, a elevação do IPCA foi puxada especialmente aos reajustes relacionados a educação infantil (6,67%), ensino fundamental (6,58%) e energia elétrica residencial (7,12%). Fora dos grupos, o item que mais pressionou a inflação foi o feijão carioca, que somente em fevereiro sofreu uma alta de 42,07% no Estado.

No acumulado de janeiro e fevereiro, o índice chega a 0,86% no Espírito Santo, também superior ao índice nacional (0,75%). Se avaliado os últimos 12 meses, o Estado tem uma inflação acumulada de 4,19%, superior ao do país, que fecha o período com 3,89%.

“Essa variação na inflação faz parte da dinâmica da economia. Mas cabe relativizar que está dentro do esperado pela meta de inflação estabelecida pelo Banco Central no Brasil”, comentou o economista Eduardo Araújo.

Ele alerta, porém, que a inflação pode afetar em cheio pessoas de renda mais baixa por conta do atual momento econômico. “Naturalmente, como muitas pessoas não estão conseguindo ter a correção salarial pelos mesmos índices da inflação, é natural que essas altas resultam no empobrecimento de parte da população, ainda mais porque o desemprego está alto”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade (Corecon), Ricardo Paixão, a inflação deve se manter na meta estabelecida pelo Banco Central. “Um dos principais motivos para isso é que o desemprego está muito elevado, a renda média do brasileiro está baixa e a população está com orçamento apertado. Isso tudo impossibilita o consumo”, analisou.

Paixão acredita que o controle do índice da inflação não está nas mãos do governo. “O governo não tem feito grandes esforços para manter a inflação sob controle, não há um plano direcionado. É a conjuntura de consumo que está possibilitando que ela fique nesse patamar”, completou.

Para manter o índice dessa forma, Araújo orienta que os consumidores devem adotar um comportamento coletivo de consumo voltado para produtos mais baratos. “A grande ajuda que o consumidor pode dar para manter a inflação em baixa tem a ver com a busca estabelecimentos que oferecem preços menores. Quando se faz isso, acaba pressionando para que os preços tenham uma queda de maneira geral”, completou.

Este vídeo pode te interessar

Saiba quais produtos mais aumentaram

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais