> >
Presidente do Bandes quer reduzir investimentos em agricultura

Presidente do Bandes quer reduzir investimentos em agricultura

Para Maurício Duque, instituição precisa diversificar os investimentos

Publicado em 16 de abril de 2019 às 01:09

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Duque e Casagrande assinam documento de posse. (Divulgação)

O novo diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Duque, tomou posse dizendo que quer reduzir os investimentos do banco em agricultura. Segundo Duque, atualmente, 40% da carteira do banco é voltada para o café – se somar a pimenta e a pecuária o valor chega a 65%.

“Os empréstimos num só segmento aumentam muito os riscos. Um problema naquele setor traz problemas na mesma proporção para a instituição financeira. Quando você dilui os investimentos, é a velha receita de não colocar todos os ovos na mesma cesta. É o básico”, explicou o novo diretor-presidente do Bandes, dizendo que há alguns anos o café representava 60% da carteira de investimentos do banco.

A posse da nova diretoria aconteceu na tarde de ontem, na sede do Bandes, no Centro de Vitória. Além de Maurício Duque, passam a integrar a equipe do Bandes Everaldo Colodetti, que ocupará a diretoria de Crédito, e Iranilson Casado, que assume a diretoria de Administração e Finanças.

Em seu discurso de posse, Maurício Duque citou a importância da parceria entre o Bandes e demais setores do governo estadual, como o Banestes e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento.

O governador Renato Casagrande (PPS), disse durante a posse da nova diretoria que vai cobrar resultados positivos do banco – reduzindo as despesas e aumentando as receitas.

FUNDO SOBERANO

 

Casagrande também garantiu que será o Bandes quem administrará a maior parte do Fundo Soberano – verba proveniente da exploração de petróleo.

Este vídeo pode te interessar

“O Banestes vai ficar com uma conta da reserva de recursos para o futuro, uma poupança mesmo, que é a menor parte. Já a maior parte vai para o Bandes buscar alternativa de investimento em empresas privadas que ajudarão a desenvolver o Estado e tornar o Espírito Santo menos dependente do petróleo e do gás”, disse o governador, completando que deve enviar, até amanhã, para a Assembleia Legislativa o projeto sobre a utilização do fundo.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais