Notícia

Consumidores podem participar da audiência sobre reajuste da conta de luz

Audiência sobre revisão tarifária da EDP será nesta quinta-feira (06), em Vitória. O reajuste médio previsto é de 6,66% e começa a valer em agosto deste ano

Geração compartilhada faz conta de luz cair 80%
Geração compartilhada faz conta de luz cair 80%
Foto: Reprodução

Consumidos atendidos pela EDP poderão participar da audiência pública sobre reajuste da conta de luz. A audiência será realizada nesta quinta-feira, em Vitória, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e público vai discutir se a conta de energia deve cair, em média, 6,66% a partir de 7 agosto deste ano, como proposto inicialmente pela Agência.

A audiência está marcada para às 14 horas, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 9º andar, Número 2053, no Plenário Jones Santos Neves, em Vitória. O diálogo será presidida pelo diretor da Aneel, Efrain Cruz. 

Atualmente a EDP atende 1,5 milhão de casas localizadas em 70 municípios do Espírito Santo. O encontro é aberto aos consumidores e o credenciamento é realizado no local. 

>Imposto: mudança em cálculo pode deixar conta de luz 1,5% mais barata

De acordo com a Aneel, aa revisão da EDP, os itens que mais contribuíram para os índices propostos de redução tarifária foram os custos com pagamento de encargos setoriais. Inicialmente, eles contribuíram para reduzir o índice de revisão tarifária em aproximadamente -6,63%, destaque para o pagamento do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica (retirada CDE Decreto) da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

>Bandeira tarifária das contas de luz em junho será verde

Se a previsão inicial se concretizar, residências e comércios cativos atendidos pela rede de baixa tensão da EDP terão redução de 6,79% nas contas, e indústrias da rede de alta tensão terão redução de 6,35%. Já para consumidores residenciais de baixa tensão da categoria B, composta por unidades de baixa renda e rurais, por exemplo, a redução será de 7,71%. A revisão trienal substituirá o reajuste anual nas contas de luz que ocorre em agosto.

Leia também

A Aneel lembra que os índices propostos em audiência são preliminares e os definitivos serão aprovados no início de agosto para entrarem em vigor a partir de 7/8, após a análise das contribuições da presente audiência.

Saiba mais

Horário: 14h (início credenciamento)

Local: Avenida Nossa Senhora da Penha, 9º andar - 2053 - Plenário Jones Santos Neves, Vitória

 

 

 

 

Ver comentários