> >
Consumidores podem participar da audiência sobre reajuste da conta de luz

Consumidores podem participar da audiência sobre reajuste da conta de luz

Audiência sobre revisão tarifária da EDP será nesta quinta-feira (06), em Vitória. O reajuste médio previsto é de 6,66% e começa a valer em agosto deste ano

Publicado em 5 de junho de 2019 às 17:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Geração compartilhada faz conta de luz cair 80%. (Reprodução)

Consumidos atendidos pela EDP poderão participar da audiência pública sobre reajuste da conta de luz. A audiência será realizada nesta quinta-feira, em Vitória, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e público vai discutir se a conta de energia deve cair, em média, 6,66% a partir de 7 agosto deste ano, como proposto inicialmente pela Agência.

A audiência está marcada para às 14 horas, na Avenida Nossa Senhora da Penha, 9º andar, Número 2053, no Plenário Jones Santos Neves, em Vitória. O diálogo será presidida pelo diretor da Aneel, Efrain Cruz. 

Atualmente a EDP atende 1,5 milhão de casas localizadas em 70 municípios do Espírito Santo. O encontro é aberto aos consumidores e o credenciamento é realizado no local. 

De acordo com a Aneel, aa revisão da EDP, os itens que mais contribuíram para os índices propostos de redução tarifária foram os custos com pagamento de encargos setoriais. Inicialmente, eles contribuíram para reduzir o índice de revisão tarifária em aproximadamente -6,63%, destaque para o pagamento do empréstimo da Conta ACR e ajustes em rubrica (retirada CDE Decreto) da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Se a previsão inicial se concretizar, residências e comércios cativos atendidos pela rede de baixa tensão da EDP terão redução de 6,79% nas contas, e indústrias da rede de alta tensão terão redução de 6,35%. Já para consumidores residenciais de baixa tensão da categoria B, composta por unidades de baixa renda e rurais, por exemplo, a redução será de 7,71%. A revisão trienal substituirá o reajuste anual nas contas de luz que ocorre em agosto.

A Aneel lembra que os índices propostos em audiência são preliminares e os definitivos serão aprovados no início de agosto para entrarem em vigor a partir de 7/8, após a análise das contribuições da presente audiência.

Saiba mais

Horário: 14h (início credenciamento)

Local: Avenida Nossa Senhora da Penha, 9º andar - 2053 - Plenário Jones Santos Neves, Vitória

 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais