> >
Geógrafa transforma missão de vida em ideia de negócio

Geógrafa transforma missão de vida em ideia de negócio

A intenção da geógrafa Lívia Humaire, 35, ao abrir a Mapeei - Uma Vida sem Plástico, em setembro de 2018, em São Paulo, era ajudar as pessoas a diminuir a produção de lixo doméstico

Publicado em 22 de junho de 2019 às 11:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Geógrafa transforma missão de vida em ideia de negócio. (Andre Stefano/Divulgação)

Mais do que ter um negócio próprio, a intenção da geógrafa Lívia Humaire, 35, ao abrir a Mapeei - Uma Vida sem Plástico, em setembro de 2018, em São Paulo, era ajudar as pessoas a diminuir a produção de lixo doméstico.

"Isso se aliou a um propósito de vida. Eu queria que essa mudança ganhasse escala", diz Lívia, que sempre esteve envolvida com sustentabilidade.

Depois de um tempo trabalhando como consultora de treinamento comportamental, ela buscou uma pós em sustentabilidade. Foi quando conheceu o movimento "zero waste" (desperdício zero) e vivenciou a experiência em casa. "Minha família reduziu em 85% a produção de lixo."

A ideia do negócio ganhou corpo a partir de uma viagem que Lívia fez, em 2017, para Europa e Estados Unidos, quando visitou mais de 20 locais ligados à filosofia.

Mas colocar a empresa de pé não foi simples. Ela conta que estava quase desistindo, devido aos altos custos de aluguel e também porque teria que importar produtos.

"A vantagem que tive foi poder usar o conhecimento que adquiri no movimento."

Para emplacar o negócio foi essencial contar com uma sócia e com o valor de R$ 16 mil que arrecadou por meio de financiamento coletivo.

Em nove meses, a Mapeei viu seu número de fornecedores passar de 50 para 80. O local hoje tem cerca de 500 produtos, para higiene pessoal, casa, cozinha e lavanderia. A venda online está sendo implementada, e a loja deve dobrar entre agosto e setembro.

Este vídeo pode te interessar

"Considero que abri o negócio na hora certa, no contexto da discussão sobre a proibição dos canudos plásticos."

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais