> >
IBGE: Produção industrial sobe em 10 de 15 locais em abril ante março

IBGE: Produção industrial sobe em 10 de 15 locais em abril ante março

O Estado de São Paulo, maior parque industrial do País, registrou um avanço de 2,4%

Publicado em 11 de junho de 2019 às 13:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mais um gestor do IBGE pede exoneração em protesto contra cortes no Censo. (Reprodução | Arquivo)

A produção industrial aumentou em dez dos 15 locais pesquisados na passagem de março para abril, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional, divulgados nesta terça-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Estado de São Paulo, maior parque industrial do País, registrou um avanço de 2,4%. Os demais aumentos ocorreram em Pernambuco (8,3%), Bahia (7,4%), Região Nordeste (6,1%), Mato Grosso (5,1%), Ceará (3,7%), Rio Grande do Sul (2,3%), Santa Catarina (1,3%), Paraná (0,3%) e Minas Gerais (0,1%).

Por outro lado, a indústria do Pará despencou 30,3%, a perda mais intensa da série histórica iniciada em 2002. Segundo o IBGE, o recuo foi atípico, puxado pelo setor extrativo. "Houve influências não só da paralisação de plantas produtivas por questões ambientais, em consequência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração na região de Brumadinho (MG), mas também do impacto causado pelo maior volume de chuvas no período", justificou o IBGE, em relatório.

Este vídeo pode te interessar

As demais taxas negativas ocorreram no Espírito Santo (-5,5%), Rio de Janeiro (-4,5%), Goiás (-1,4%) e Amazonas (-1,2%). Na média global, a indústria nacional teve alta de 0,3% em abril ante março, segundo o IBGE.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais