> >
Protestos atrapalham rotina de moradores da Grande Vitória

Protestos atrapalham rotina de moradores da Grande Vitória

Movimento interditou ruas e avenidas, além de a frota de ônibus ter sido reduzida

Publicado em 14 de junho de 2019 às 22:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Manifestação em Vitória. (Bernado Coutinho)

Esta sexta-feira começou com ruas e rodovias fechadas na Grande Vitória. Os bloqueios foram feitos por manifestantes que protestavam contra a reforma da previdência e os cortes na educação, ambas medidas do governo federal. O movimento chamado de “greve Geral” aconteceu em todo o país. Além dos bloqueios, os ônibus circularam com a frota reduzida. Apesar disso serviços públicos nas áreas de saúde, educação e administrativos funcionaram normalmente.

Em alguns municípios, servidores da rede educação aderiram ao movimento de greve geral, por isso, o atendimento ficou comprometido. Em Cariacica, por exemplo, não houve aula e os 44 mil estudantes matriculados na rede municipal ficaram sem aula. Segundo a secretaria municipal de educação do município esses dias serão repostos.

Em Vila Velha, as 61 unidades de ensino fundamental tiveram regimes diferentes: algumas não tiveram problemas no funcionamento, enquanto outros ficaram prejudicados e outras nem abriram. Os números oficiais da Prefeitura de Vila Velha serão fechados só na próxima segunda-feira.

Nas duas cidades, os setores de saúde e administrativos não sofreram alterações. Por causa da frota de ônibus que rodou com 70% da sua capacidade normal, muitas pessoas perderam consultas médicas, por exemplo. Nesses casos, apesar de as prefeituras afirmarem que o serviços nessa área não foram alterados, os pacientes que não conseguiram chegar, poderão reagendar o serviço.

Na Serra, segundo a prefeitura, a maioria das escolas funcionou normalmente. Mas, para as que não tiveram aulas há um cronograma para reposição. Já em Vitória, segundo a prefeitura, todas as unidades de ensino funcionaram normalmente.

Já na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) as aulas desta sexta-feira foram suspensas e serão repostas.

Estado

Em nota, o governo do Estado informou que todos os serviços funcionaram sem nenhum tipo de intercorrência. O mesmo aconteceu em escolas e consultórios médicos particulares.

Saiba mais

Vila Velha

Saúde: Funcionamento normal. A prefeitura está fazendo levantamento de consultas que não aconteceram para serem remarcadas.

Educação: A Prefeitura informou que teve redução de pessoal. Por isso, algumas unidades não abriram. Outras, funcionaram parcialmente. O número exato de escolas só deve ser divulgado na próxima segunda-feira. As aulas perdidas serão repostas integralmente.

Administrativo: Funcionou normalmente

Cariacica

Saúde: A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou esquema para garantir o funcionamento das unidades de saúde funcionassem normalmente.

Educação: A Secretaria Municipal de Educação informa que os professores aderiram ao movimento. A reposição das aulas acontecerão aos sábados. Aproximadamente 44 mil alunos matriculados.

Administrativo: Funcionamento normal

Serra

Saúde: As unidades de saúde funcionaram normalmente e o atendimento foi garantido.

Educação: A maioria das escolas funcionou normalmente, e para as que não tiveram aulas já há cronograma para reposição.

Administrativo: Os serviços administrativos da prefeitura funcionaram normalmente.

Vitória

Saúde: Os pacientes foram atendidos. Aqueles que não conseguiram atendimento nesta sexta-feira (14), por causa de atraso em sua chegada, terão garantia do reagendamento de suas consultas

Educação: A Secretaria Municipal de Educação informa que 20 Cmeis e 20 Emefs funcionaram pela manhã e garantiram atendimento nos turnos vespertino e noturno.

Administrativo: Funcionou normalmente

Estado

Saúde: O atendimento na rede estadual de saúde aconteceu normalmente.

Educação: O calendário letivo foi mantido, conforme previsto.

Administrativo: O administrativo do Governo do Estado funcionou normalmente.

Ufes

Este vídeo pode te interessar

As aulas canceladas serão repostas conforme programação

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais