> >
Reajuste de 25% quase quebrou o Espírito Santo

Reajuste de 25% quase quebrou o Espírito Santo

Sem acreditar no plano, governo deu um aumento insustentável

Publicado em 29 de junho de 2019 às 23:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Os sucessivos planos econômicos fracassados anteriores ao Plano Real deixaram seus custos. Além de prolongarem o problema da inflação, trouxeram uma incredulidade de que as coisas poderiam se normalizar. E para além das pessoas, esse pensamento também se deu entre alguns setores da classe política, como foi o caso no Espírito Santo à época.

O ano era 1995. Ao mesmo tempo que o “pai do Real”, Fernando Henrique Cardoso, chegava à Presidência, Vitor Buaiz assumia o governo do Estado. Integrante do PT, que fazia oposição ao Plano Real por acreditar ser um golpe eleitoreiro que não daria certo, o governador concedeu, em maio de 1995, um reajuste de 25% para os servidores estaduais que quase quebrou o Espírito Santo, segundo economistas.

A justificativa era de que se tratava de uma correção das perdas inflacionárias do primeiro ano de Real. Mas como a inflação ficou controlada, o aumento ficou insustentável, lembra o economista José Teófilo Oliveira.

“Os economistas do PT achavam que o controle da inflação não seria duradouro e que o plano iria fracassar. Orientado por esses economistas o governo alegou a necessidade de dar esse reajuste que trouxe um profundo desequilíbrio das contas públicas que durou quase uma década para ser superado. Por mais meritório que fosse [o reajuste], o problema foi que não havia como pagar”, diz o especialista, que foi secretário estadual da Fazenda em 1987 e 1990 e de 2003 a 2008.

Sem a inflação alta, a arrecadação caiu e não havia dinheiro para pagar o funcionalismo. Com isso, vieram os atrasos nos pagamentos, greves e até o prejuízo de ficar três meses sem receber, recorda o economista Orlando Caliman. “O reajuste naquele momento foi uma aposta errada por não acreditar no plano. Isso fez o Estado passar por uma penúria se falta de dinheiro para pagar servidor e também para investir”.

Haylson Oliveira era servidor na época dos atrasos. (Edson Chagas)

Este vídeo pode te interessar

Servidor estadual na época, Haylson de Oliveira, ex-presidente do Sindipúblicos, lembra que as dificuldades já existiam antes, mas que se agravaram e demoraram para serem superadas. “Foi só em 2003 que desafogou o orçamento do Estado e pegou-se o que devia. Mas foi um período difícil. Não foi só reajuste ao meu ver, tinham várias políticas fiscais erradas. Ter superado tudo isso foi um alívio para os servidores”, afirma.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais