> >
'Não há perspectiva de incluir Estados', diz Casagrande sobre reforma

"Não há perspectiva de incluir Estados", diz Casagrande sobre reforma

Governador do Espírito Santo disse que governos estaduais estão com dificuldades em convencer deputados em reinserir servidores de Estados e municípios no texto

Publicado em 2 de julho de 2019 às 19:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse nesta terça-feira (2) que não tem expectativas de que servidores de Estados e municípios sejam reinseridos no texto da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara.

A afirmação foi dada após reunião entre governadores e os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, além do relator da reforma, deputado Samuel Moreira, realizada nesta manhã em Brasília e que terminou sem um acordo.

Está marcada para o fim da tarde desta terça a leitura pelo relator da versão complementar do texto. Em junho, no relatório original, ele havia excluído Estados e municípios da reforma conforme previa o governo. Desde então, governadores têm tentado se articular para fazer o item voltar ao texto, mas Casagrande admitiu que o grupo está tendo dificuldades.

Aspas de citação

nfelizmente ainda não temos uma posição definitiva e nem um sinal do que vai acontecer. Na comissão não há muitas perspectivas, mas assim mesmo, na reunião, o presidente Rodrigo Maia ficou de conversar com os lidere

Renato Casagrande, governador do ES
Cargo do Autor
Aspas de citação

Em vídeo, Casagrande disse que todos os governadores estão apoiando o texto e que a dificuldade se daria por causa dos deputados, que não querem votar as mudanças para o funcionalismo estadual e municipal. Reverter isso, segundo ele, "não é um processo fácil".

Aspas de citação

stamos com dificuldade. Não é um processo fácil porque há muitas disputas locais nos Estados onde parlamentares estão resistentes a votar, em alguns Estados do Nordeste em especial, porque desejam que esse debate seja feito nas Assembleias Legislativas para diminuir o desgaste a eles com relação aos servidores estaduais e municipais

Renato Casagrande, governador do ES
Cargo do Autor
Aspas de citação

Após a reunião, o deputado Samuel Moreira afirmou que "talvez o melhor" seja deixar para o plenário da Câmara o debate sobre incluir Estados e municípios nas novas regras de aposentadoria, sinalizando que de fato manterá fora do relatório a reinclusão desses entes.

Líderes que representam a maioria da Câmara não querem aprovar medidas para ajudar no ajuste de contas de governadores e prefeitos que fazem campanha contra quem vota a favor da reestruturação do sistema de aposentadorias.

Mais chances

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo. (Ricardo Medeiros)

 Em entrevista coletiva após a reunião em Brasília, o governador capixaba afirmou que na avaliação de algumas lideranças de Estados e partidárias, será "mais fácil" reincluir os Estados na reforma no plenário do que na comissão especial. 

Isso porque se faz uma avaliação de que a proposta já tem "uma oposição muito consolidada na comissão", conforme disse Casagrande, que ressaltou que os governadores reforçaram o apoio à reforma e comprometeram-se a buscar votos.

Ele ainda defendeu que a aplicação igual em todos os entes das novas regras para a aposentadoria de servidores é uma questão de bom senso. "O ambiente e as condições de trabalho de todos os servidores públicos, de qualquer nível, são muito semelhantes. É muito adequado, natural e de bom-senso que todos os servidores do Brasil sejam incluídos nas mesmas regras".

No Senado

Na segunda-feira (1º), em entrevista ao Gazeta Online, Renato Casagrande falou que se não conseguir a inclusão nem no plenário, os governadores ainda farão um esforço para aprovação do dispositivo no Senado. "Tentaremos todas as alternativas", afirmou.

Na ocasião, questionado sobre se caso a reforma fosse aprovada excluindo os governos regionais, Casagrande afirmou que há a possibilidade de que ela seja feita localmente.

Este vídeo pode te interessar

Segundo ele, o Estado já está estudando o impacto dessa decisão. “Mandei calcular efetivamente essa proposta para o Estado, para eu tomar a decisão do que vou fazer aqui”, respondeu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais