> >
Apaixonado pelo ES, cubano vende bolos para manter estudos no Estado

Apaixonado pelo ES, cubano vende bolos para manter estudos no Estado

O cubano conheceu o Espírito Santo há alguns anos, por meio de um intercâmbio. Resolveu voltar para investir nos estudos e mesmo sem o apoio da família busca maneiras de continuar no estado.

Publicado em 24 de agosto de 2019 às 09:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Bolo de pão de lo 100% cacau com recheio de chocolate e morango trufado. (Arquivo Pessoal)

Com o objetivo de manter os estudos no Espírito Santo, o cubano Matheus Ricardo Caetano de 20 anos tem conquistado alguns capixabas com mais de 10 sabores de bolos saudáveis. As receitas sem açúcar, sem glúten e sem lactose foram desenvolvidas por ele mesmo e todo o sabor vem de ingredientes como o cacau e suco de frutas.

Matheus veio para o Espírito Santo pela primeira vez em 2013 para fazer um intercâmbio estudantil com o apoio do governo cubano e ficou até 2015. Em 2017, retornou com a intenção de fazer uma faculdade.

Desde que chegou ao Estado, já trabalhou como auxiliar administrativo por dois anos e também como cozinheiro, porém, após o restaurante em que trabalhava entrar em falência, acabou sem ter como se manter.

Bolo de maracujá sem leite e sem açúcar. (Arquivo Pessoal)

Foi fazendo bolos que encontrou uma maneira de manter seus estudos e as despesas da casa, já que mora sozinho no Estado e não tem o apoio da família cubana.

A produção é diária. Todas as noites, Matheus faz os bolos e no dia seguinte pela manhã sai de casa na Serra e vai em alguns prédios de Vitória levar o produto para seus principais clientes. Em geral, a maioria da produção é por encomenda.

A universitária Maylla Martins é uma das pessoas que se encantou pelo sabor. “O bolo é muito bom. Os sabores são diversificados e diferentes. Além disso ele pensa em todos os públicos, já que tem a opção de bolo sem glúten e açúcar”.

Mateus Ricardo e a cliente Maylla Martins. (Arquivo Pessoal)

Perguntado sobre as receitas, Matheus afirma que seu segredo para garantir que os bolos sejam tão saborosos é o esforço, dedicação e amor pelo que faz. Ele destaca também que pensa no seu bolo como uma forma de unir mais as pessoas em seu local de trabalho. “Meu bolo tem mais ou menos 1 quilo. Ninguém come um quilo de bolo sozinho, por isso vou onde as pessoas trabalham, assim eles podem dividir”.

Pensando na melhor forma de ajudar a natureza, os bolos saudáveis não são a única criação do cubano. Os bolos são assados em um fogão feito pelas mãos do próprio Matheus. Para a construção, ele usou duas barras de ferro e o mesmo funciona através do uso de energia renovável, gerando o calor que assa os bolos. 

Bolo de banana com canela e cobertura de doce de banana com coco. (Arquivo Pessoal)

Este vídeo pode te interessar

Atualmente cursando Administração, Mateus quer gerar empregos e ajudar as pessoas por meio do seu trabalho, “É muito difícil para o brasileiro viver sem emprego, do jeito que está. Penso em abrir um restaurante para ajudar as pessoas e de alguma forma compartilhar meu conhecimento”, finalizou.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais