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Caixa lança financiamento imobiliário com juro de 2,95% mais inflação

Caixa lança financiamento imobiliário com juro de 2,95% mais inflação

Modelo pode ser de 35% a 51% mais barato do que os contratos com maiores juros atualmente

Publicado em 25 de agosto de 2019 às 08:18

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Presidente da Caixa acredita que medida vai aumentar número de financiamentos habitacionais. (Vitor Jubini/arquivo)

A Caixa Econômica Federal lançou, nesta terça-feira (20), uma linha de crédito imobiliário corrigida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que deve reduzir os juros do crédito habitacional. A redução de quem contrata esse serviço deve vai variar entre 35% e 51%, para quem tem o contrato mais caro nos moldes atuais, segundo explicou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Hoje,  na Caixa, os juros para quem vai comprar a casa própria variam entre 8,5% a 9,75% ao ano mais uma Taxa Referencial (TR), que atualmente está zerada - no programa Minha Casa Minha Vida, os juros são menores.. O novo modelo levará em conta o IPCA, que hoje está em 3,8%, mais juros que variam de 2,95% a 4,95% - tendo o total variando de 6,75% a 8,75% ao ano.

Mesmo considerando que o novo modelo pode reduzir os juros, especialistas consideram o IPCA mais instável que a TR utilizada atualmente. O modelo de financiamento utilizando a Taxa Referencial não deixará de existir, cabendo ao cliente optar por um modelo ou pelo outro.

Segundo a Caixa, o saldo devedor será atualizado pelo IPCA, a exemplo do que ocorre com a TR, hoje zerada. As mudanças valem para o SFH (Sistema Financeiro de Habitação), para imóveis até R$ 1,5 milhão e que permite o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e para o SFI (Sistema Financeiro Imobiliário), para aqueles acima desse valor e sem a possibilidade de uso do Fundo.

PRAZOS

Os contratos poderão ter prazo de até 360 meses e valor máximo financiado de 80%. Para obter o financiamento, o cliente só poderá ter, no máximo, 20% de renda comprometida - hoje, o percentual é de 30%. Ou seja, a nova linha será oferecida a quem tem mais folga no orçamento e, portanto, risco menor de dar calote.

RISCOS

Para especialistas, a oscilação do IPCA pode tornar o financiamento mais arriscado e caro ao cliente, principalmente pelo longo prazo do crédito - o contrato pode ter duração de 35 anos. O IPCA é mais agressivo, respondendo mais rapidamente a alguma turbulência econômica. A TR é menos instável e hoje está zerada. O saldo devedor, portanto, não sofre correção na prática.

A mudança foi aprovada em reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional) realizada na última semana.

Com a nova linha de crédito, a Caixa quer emprestar mais, ancorando-se na possibilidade de empacotar esse crédito e vendê-lo a investidores -que vão avaliar se vale correr o risco de inadimplência de clientes, em vez de optar pela segurança de um título público que, hoje, remunera IPCA mais 3% ao ano, em média.

MAIS CONTRATOS

Recentemente, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, estimou que poderá emitir até R$ 100 bilhões em papéis lastreados com financiamentos imobiliários. No primeiro ano, esse número seria de R$ 10 bilhões.

Cálculos conservadores indicam que a Caixa poderia dobrar sua carteira de crédito habitacional, passando dos atuais R$ 449 bilhões, no primeiro trimestre deste ano, para quase R$ 1 trilhão.

Nos EUA, o mercado de securitização imobiliária causou uma das mais graves crises financeiras mundiais. Em 2008, grandes bancos foram à lona por terem adquirido títulos podres de hipotecas americanas.

Com a mudança, a Caixa se alinha à estratégia do governo de reacender a economia -indicador do Banco Central sugere que o Brasil está em recessão técnica, apontando dois trimestres seguidos de queda do PIB (Produto Interno Bruto).

Em junho, a Caixa anunciou redução de 1,25 ponto percentual nas taxas de juros para financiamentos imobiliários concedidos com recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que hoje responde por quase 40% do total dos financiamentos.

Também abriu rodadas de renegociação de contratos em atraso concedendo, em alguns casos, até 90% de descontos de juros. Essa campanha atingiu 2,3 milhões de pessoas.

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