> >
Governo quer privatizar Petrobras; ações da empresa sobem

Governo quer privatizar Petrobras; ações da empresa sobem

Estatal não está na lista das 17 que serão desestatizadas agora, mas equipe econômica avalia forma de vender petroleira

Publicado em 25 de agosto de 2019 às 20:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Divulgação/Petrobras)

Rumores de privatização da Petrobras fizeram as ações da empresa terem alta na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, no pregão desta terça-feira. Os papéis da companhia chegaram a registrar alta de 8,2% e 7,44% (PN e ON), mas fecharam com ganhos de 5,95% e 5,32%, respectivamente.

A alta no mercado de capitais esteve associada a uma informação do Valor Pro (serviço de tempo real do jornal Valor Econômico), que falava sobre o interesse do Ministério da Economia de vender a estatal de petróleo e gás até o final do mandato do presidente Jair Bolsonaro, que se encerra em 2022. 

Segundo o jornal Valor Econômico, a companhia não está na lista das 17 estatais que serão desestatizadas, porém o governo prevê que esse seja o caminho. No entanto, uma venda da Petrobras terá algumas barreiras pela frente, a principal é o Congresso. Outro empecilho é o tamanho da corporação que precisaria ser fatiada.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o governo ainda não decidiu colocar a Petrobras na carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Quando uma empresa passa a fazer parte do PPI, é possível iniciar estudos para decidir a respeito de uma futura privatização.

“Não há decisão ainda de colocar a Petrobras como um todo no PPI”, disse. O ministro afirmou que o governo ainda realizará estudos para definir o futuro da companhia. Esses estudos serão realizados pelo próprio PPI, pelo BNDES e pelo Ministério de Minas e Energia.

Este vídeo pode te interessar

Segundo ele, isso será feito de forma criteriosa. “Temos muito a fazer antes de poder trazer todas as áreas (da Petrobras) em processos de privatização”, afirmou. “A Petrobras é gigantesca. O MME vem conduzindo um processo adequado e feito estudos de profundidade”, disse o ministro, referindo-se a estudos para venda de refinarias.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais