> >
Toffoli defende retirada de regras do sistema tributário da Constituição

Toffoli defende retirada de regras do sistema tributário da Constituição

De acordo com o presidente do Supremo Tribunal Federal, somente em matérias tributárias há hoje na pauta do STF ações que somam R$ 1 trilhão

Publicado em 23 de agosto de 2019 às 00:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. (Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Câmara do Deputados defenderam nesta segunda-feira (12) uma reforma que retire as regras do sistema tributário da Constituição.

Dias Toffoli afirmou, durante evento organizado pelo banco Santander, que a mudança ajudaria a desafogar o Tribunal.

"Toda reforma que acontece aumenta o texto da Constituição. Na tributária, vamos tirar do texto da Constituição, vamos revogar o artigo 192", sugeriu Toffoli.

Segundo ele, somente em matérias tributárias há hoje na pauta do STF ações que somam R$ 1 trilhão.

A ideia seria tirar o tema da Constituição e tratar da questão por meio de projetos de lei, de acordo com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que afirmou aprovar a proposta de Toffoli e já ter tratado com ele previamente sobre o assunto.

Ele disse ainda preferir tratar primeiro dos tributos sobre o consumo, tema dos projetos que já estão no Congresso, e deixar outras questões para depois. Afirmou também que não irá apoiar as discussões para recriar tributos nos moldes da CPMF.

"Não vamos retomar CPMF na Câmara de jeito nenhum. O presidente Bolsonaro já falou isso. Tem de concentrar na reforma de bens e serviços."

Maia afirmou ainda que quer priorizar na Câmara a votação de temas como uma reforma das carreiras públicas, o novo marco do saneamento e projetos que serão enviados pelo Banco Central de modernização cambial e redução do spread bancário, o que poderá facilitar a votação da autonomia da instituição.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais