> >
Imposto Único: entenda a proposta que tem apoio dos Estados

Imposto Único: entenda a proposta que tem apoio dos Estados

Proposta mantém ideia de substituir o IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS por um imposto único, o IBS, que seria administrador por um comitê formado por Estados e municípios

Publicado em 8 de setembro de 2019 às 04:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Proposta dos secretários de Estado da Fazenda vai passar pelos governadores antes de ser apresentada no Congresso. (Divulgação)

Os secretários de Estado da Fazenda chegaram a um consenso para apresentação de uma proposta de  reforma tributária. O texto, que vinha sendo discutido desde julho, está muito perto de ser finalizado - faltando ainda passar pelos governadores, que são os responsáveis pelo envio do texto ao Congresso.

Imposto Único - entenda a proposta que tem apoio dos Estados

A proposta é baseada no projeto que já está em tramitação na Câmara dos Deputados e que unifica cinco tributos - IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS - para a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Segundo o texto que está na Câmara, o novo tributo seria administrado por um comitê formado por União, Estados e municípios e proíbe a concessão de benefícios fiscais, afetando inclusive a Zona Franca de Manaus.

A alternativa elaborada pelos secretários mantém a ideia do IBS, mas prevê que o imposto seja administrado apenas por Estados e municípios. Isso significa que a União não poderia, por exemplo, opinar sobre mudanças de alíquotas.

Além disso, o texto mantém a Zona Franca e prevê um mecanismo para substituir outros incentivos fiscais. Para isso, seria criado um fundo de desenvolvimento regional, financiado com parte da arrecadação do novo imposto.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Rogélio Pegoretti, já há consenso sobre as bases da reforma. "Há uma concordância sobre o imposto único, sobre a administração feita por Estados e municípios, enfim, sobre os pilares da reforma. Porém, ainda não há consenso sobre a forma que vai acontecer a divisão do fundo de combate à desigualdade regional", explicou.

 

Este vídeo pode te interessar

Essa será a quarta proposta a ser levada ao Congresso. Já está em tramitação o texto do deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), que está na fase de audiências públicas; há também uma proposta no Senado, assinada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e outros 66 senadores; além de uma proposta que deverá ser enviada nos próximos dias pelo governo federal.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais