> >
Metade das contratações de agosto no ES foi para trabalho intermitente

Metade das contratações de agosto no ES foi para trabalho intermitente

O regime de trabalho por horas gerou 192 das 379 vagas formais abertas no último mês no Espírito Santo

Publicado em 26 de setembro de 2019 às 06:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
ES tem resultado tímido em agosto e abre 379 vagas de trabalho no mês. (Divulgação)

A contratação de profissionais que recebem por hora representou metade do saldo positivo de empregos gerados no Espírito Santo em agosto. O chamado regime intermitente gerou 192 das 379 vagas formais abertas no último mês.

Segundo dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados nesta quarta-feira (25), agosto teve a terceira maior saldo de vagas em regime intermitente do ano, só perdendo para junho (350) e janeiro (257).

A analista contábil da Fucape, Jeniffer Ullrich, lembra que o trabalho intermitente é uma modalidade de contratação em que o funcionário é admitido com uma carga horária menor e por prazo determinado. No acumulado do ano, o Estado soma 1.281 postos de trabalho criados neste regime. 

“Esse tipo de contratação tem aumentado porque traz mais benefícios ao empregador, uma vez que ele contrata o empregado sob demanda, ou seja, somente quando precisar. Dessa forma o empregador evita a ociosidade e pode diminuir também seu passivo trabalhista”, comenta Jeniffer.

Passivo trabalhista é a soma das dívidas que são geradas quando um empregador não realiza o recolhimento correto dos encargos sociais.

Já o pesquisador associado do FGV IBRE e IDados, Bruno Ottoni, explica que em todo país a geração de postos intermitente cresceu até julho deste ano. Segundo o especialista, esses trabalhos em regime parcial podem ser transformados futuramente em postos em horário integral.

Este vídeo pode te interessar

“Do ponto de vista do empresário, um trabalhador intermitente que já conheça a empresa e a forma como funciona sai à frente de um trabalhador que não tem vínculo nenhum com a empresa”, explica Bruno.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais