Notícia

5 pontos para levar em consideração antes de alugar um imóvel à distância

Pela internet, é possível saber mais sobre a localização e a opinião de inquilinos anteriores

Por meio da internet, verifique como é a região do imóvel e a distância das praias e dos pontos turísticos
Por meio da internet, verifique como é a região do imóvel e a distância das praias e dos pontos turísticos
Foto: freepik

Com a chegada do verão e das viagens nas férias de fim de ano, aumenta a oferta e procura por imóveis para aluguel por temporada. Dependendo da indisponibilidade de visitar o imóvel, a negociação muitas vezes é feita a distância. Por isso, é preciso ter cuidado para não se decepcionar ao chegar ao destino.

Segundo o diretor comercial da Betha Espaço, Charles Bitencourt, hoje em dia, a maioria dos contratos de locação por temporada são fechados pela internet, e a mesma tecnologia que ajuda a encontrar o imóvel também pode te livrar de enrascadas.

Leia também

“A partir do endereço do imóvel, busque por informações sobre a região, proximidade com pontos comerciais, meios de transporte e locais de interesse, como praias e pontos turísticos. Com ferramentas como o Google Maps você pode ver fotos do local onde fica o imóvel”, orienta.

Também é interessante buscar informações sobre quem está alugando o imóvel - seja pessoa física, seja uma imobiliária - e também olhar sites que contam com comentários de pessoas que já se hospedaram no local.

“Procure as redes sociais da pessoa com quem você está negociando. No caso de ser uma imobiliária ou corretor, procure o site da empresa e busque informações a partir do CNPJ e se possuem número de registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).”

CONTRATO

Mesmo que seja uma locação de poucos dias, é importante providenciar a assinatura de um contrato para regularizar a negociação. Quando chegar no imóvel, verifique se está tudo em ordem, como parte elétrica, hidráulica e aparelhos de ar-condicionado. “É comum nessas locações o inquilino pegar o imóvel mobiliado. A sugestão é, assim que pegar as chaves, providenciar junto com o proprietário a realização de um inventário listando todos os itens que estão na unidade e o estado de conservação deles”, explica Moacyr Brotas, diretor da Vitória Imóveis.

Se o imóvel alugado for um apartamento, também é importante pedir uma cópia da convenção do condomínio, para ficar por dentro das regras do prédio.

Agora, se você estiver do outro lado da negociação, também é importante tomar precauções antes de colocar pessoas desconhecidas dentro do seu imóvel.

“O proprietário tem o direito de pedir o recebimento antecipado de parte do pagamento, cobrando o restante na entrega das chaves. Peça cópias do documento das pessoas que ficaram no imóvel, além de comprovante de residência. Isso te dá respaldo caso o inquilino tenha más intenções.”

SIGA AS DICAS

Pesquise a localização

Pela internet, procure saber como é o entorno do imóvel. Se há comércios, qual a distância da praia e se a rua é calma.

Faça um contrato

No documento devem constar as datas de entrada e saída, o valor e forma de pagamento, multas, o número de pessoas que vão se hospedar e a descrição dos itens deixados à disposição.

Estrutura

Casas de praia costumam ficar muito tempo fechadas, por isso é importante testar chuveiros, torneiras, descargas, luzes e eletrodomésticos. Se descobrir algum defeito, avise imediatamente.

Referência e comentários

Em sites especializados, é possivel ver comentários de quem já se hospedou no imóvel.

Regras

Ao alugar um apartamento, peça uma cópia do regimento interno com as regras do condomínio.

Ver comentários