Notícia

Apê pequeno? Ligue-se nestas dicas para otimizar o espaço

Espaços multifuncionais, móveis planejados e cores adequadas dão amplitude aos ambientes

A arquiteta Danyela Corrêa usou a mesma cartela de cores para  ampliar o ambiente
A arquiteta Danyela Corrêa usou a mesma cartela de cores para ampliar o ambiente
Foto: Gustavo Awad

Ao assinar o projeto de um studio de 40m², a arquiteta Clarice Semerene enfrentou o desafio dado pelo morador jovem quadrinista e ilustrador. A ideia girou em torno da adaptação aos múltiplos cenários da rotina do artista, que passa a maior parte do tempo em casa: vive, trabalha e recebe amigos em único ambiente.

 Antes dos ajustes, o apartamento original possuía um único espaço aberto e iluminado por amplas janelas ao longo de toda fachada, além de uma cozinha e de um banheiro. O novo projeto deveria abrigar uma cozinha, sala de estar, sala de jantar, banheiro, dormitório e área de trabalho. “A proposta era manter a sensação de amplitude do studio e, ao mesmo tempo, possibilitar momentos de privacidade quando necessário”, destaca Clarice Semerene.

Clarice Semerene apostou em uma estante multifuncional, que abraça a cozinha
Clarice Semerene apostou em uma estante multifuncional, que abraça a cozinha
Foto: Divulgação

A cozinha e a área de alimentação se unem em um só móvel em marcenaria, contínuo e multifuncional, enquanto a estante de livros abraça o conjunto. As funções da área social foram centralizadas em um só elemento para permitir uma sala de estar mais ampla.

Leia também

“Para reforçar a sensação de continuidade e amplitude, o cimento queimado segue ao longo de todo o piso e reveste a parede ao fundo da estante, criando um contraste com a madeira clara”, diz Clarice.

FUNCIONAL

De acordo com a arquiteta Danyela Corrêa, um dos passos primordiais para aproveitar o espaço em apartamentos pequenos é considerar a funcionalidade. “Outro ponto essencial é prezar pela unidade visual para dar amplitude aos ambientes.” O exagero na escolha do tamanho dos móveis é uma das falhas comuns. “É recorrente a mistura de muitos acabamentos e também não pensar nos espaços de circulação”, acrescenta.

Segundo ela, dá para otimizar o apartamento e deixá-lo funcional sem gastar muito. “É possível economizar ao fazer o planejamento dos custos e a pesquisa dos preços. O principal investimento para uma obra econômica é um bom projeto, pois, com ele, podemos mensurar melhor todos os custos”, completa Danyela.

 OTIMIZANDO

1 Prefira armários planejados e marcenaria projetada sob medida.

2 Unifique os revestimentos. Coloque o mesmo piso em todo o apartamento.

3 Deixe os espelhos bem posicionados na casa, eles dão a sensação de amplitude a espaços pequenos.

4 Escolha os móveis multifuncionais, como uma cama box com baú, um banco com gravetões e mesinhas de apoio que podem ser usadas para sentar.

5 Opte por eletrodomésticos com mais de uma função. Exemplos: máquina lava e seca, micro-ondas e forno elétrico juntos.

6 Aproveite toda a altura do apartamento. Dá para colocar armários e estantes suspensos.

7 Verifique a possibilidade de tirar as paredes e dividir os espaços por meio da marcenaria.

8 Selecione um bom projeto de interiores antes de reciclar o visual da casa.

Fonte: arquiteta Danyela Corrêa

Ver comentários