Notícia

Vai morar só? Aprenda a cuidar da casa

Criar uma rotina de limpeza ajuda a não acumular trabalho e sujeira na casa nova

Há quem pense que cuidar da casa sozinho seja um bicho de sete cabeças. E pode ser mesmo, se a organização não estiver em primeiro plano. Os desafios da vida nova incluem cuidados especiais com a limpeza e a arrumação da casa. Surge a dúvida comum para quem enfrenta essa fase: como ordenar o tempo? A criação de uma rotina de atividades do lar pode ajudar diretamente nesse processo.

 “Sujou e lavou. Usou e guardou. O hábito de manter o ambiente limpo e as coisas no lugar facilita a manutenção e a limpeza”, orienta Lucy Misael, facilitadora doméstica e personal organizer. Segundo ela, a higienização básica deve ser feita diariamente, incluindo manter a louça lavada, cama arrumada e a retirar o lixo do banheiro e da cozinha. A orientação é varrer a casa ao menos duas vezes por semana.

Leia também

Para não acumular trabalho, a dica é escolher um dia para fazer faxina semanalmente em todos os cômodos. Outro caminho é limpar um compartimento a cada dia, nos horários em que tiver disponibilidade. “É importante também criar uma rotina de ida ao supermercado e de levar uma lista com os itens que devem ser comprados”, indica Lucy.

Para garantir a organização do lar, também é indispensável separar um espaço para os objetos de limpeza. “Cada coisa na sua casa deve ter o seu lugar, a sua casinha. Reserve locais diferentes para os produtos de limpeza que estão abertos e fechados em estoque”, finaliza Lucy.

Ver comentários