Notícia

Neutro ou colorido? Escolha o sofá ideal para combinar com sua sala

Na hora de selecionar a tonalidade, preze pelo equilíbrio entre as cores de todo o ambiente

Marcos Biarari apostou em sofá cinza em uma sala de estar tranquila e clean
Marcos Biarari apostou em sofá cinza em uma sala de estar tranquila e clean
Foto: J.Vilhora

O início do novo ciclo costuma incluir a vontade de mudar o visual da casa. Paredes ganham mãos de tinta. Reparos aqui e ali são feitos. Estantes ocupam novos espaços e móveis são reciclados. Ao pensar na composição da sala, pode bater a vontade de ousar na seleção do sofá. E, com cuidado para não deixar o ambiente brega, é comum surgir a dúvida de qual cor escolher.

De acordo com o arquiteto e urbanista Marcos Biarari, é indispensável que haja harmonia. “Se o sofá for colorido, o certo é neutralizar os tons do restante do ambiente, senão fica com o visual cansativo e, rapidamente, a pessoa vai querer trocar tudo”, ressalta. 

Leia também

Sobre a alternativa de colocar dois sofás no mesmo cômodo, a boa saída é escolher uma única cor em tonalidades diferentes. “É uma questão de conjunto. Se a casa toda reflete uma personalidade descolada, a ousadia nas misturas cai bem. Se a pessoa é mais clássica e clean, as misturas radicais podem ser desastrosas.”

Além da tendência dos tons neutros com almofadas coloridas, Biarari dá sugestão para os sofás. “Se gostar de cor, aposte nos tons de verde. Há muito tempo, essa tonalidade figura com força nas feiras internacionais. Os sofás com tom caramelo, em couro ecológico, também fazem bonito em decoração mais clean”, aponta.

Para garantir que a seleção realce com os demais elementos do espaço, o segredo é apostar no equilíbrio. “Ao escolher um sofá colorido, vale pegá-lo como ponto de referência e usar cores mais neutras nos demais itens ou, ainda, cores complementares. O círculo cromático é um ótimo aliado na hora de combinar”, sugere a arquiteta Caroline Lustosa.

Durante o processo criativo, outra tarefa que ajuda a evitar erros é analisar inteiramente o local, aconselha o arquiteto Levy Netto. “É importante observar qual é o estilo da sala. Se for um ambiente minimalista, clean ou até mesmo clássico, será preciso dar uma repaginada no espaço para o sofá colorido não gritar. Na dúvida, melhor optar pelo neutro”, sugere.

Na sala de estar de Levy Netto, o sofá azul contrastou com as cores neutras
Na sala de estar de Levy Netto, o sofá azul contrastou com as cores neutras
Foto: Natuzzi/Divulgação

 

 

ESCOLHA CERTA

1 As salas de estar e de TV misturam-se cada vez mais. Se este for o seu caso, escolha um sofá confortável e que atenda às duas necessidades.

2 Use e abuse das almofadas. Podem ser coloridas, estampadas ou neutras. Elas deixam o sofá mais confortável e enriquecem o ambiente.

3 Como estofado, você pode optar por tecidos suede e linhão, que são lindos e deixam o sofá mais encorpado!

4 Avalie sempre o espaço que você tem. Às vezes, o sofá dos sonhos torna-se um pesadelo. Fique de olho para deixar a circulação, sem algo pesado e desajeitado no ambiente.

5 Saiba também que os tons de cinza são a bola da vez na decoração. São sofisticados e nunca cansam!

Ver comentários