> >
Inundações podem fazer o rio Sena atingir seu nível recorde

Inundações podem fazer o rio Sena atingir seu nível recorde

Tempestades provocam fechamento de túneis e parques de Paris, além de salas do Museu do Louvre

Publicado em 27 de janeiro de 2018 às 15:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rio Sena. (Reprodução/Pixabay)

O rio Sena, transbordando após vários dias de chuvas incessantes em Paris, atingirá neste fim de semana seu maior nível já registrado nos últimos anos. As inundações já forçaram as autoridades a fechar vários túneis e parques, além da planta inferior do Museu do Louvre.

Entre sábado e domingo, o Sena poderia superar entre 5,8 e 6 metros seu nível de referência, aproximando-se da inundação vista em junho de 2016, quando atingiu 6,1 metros, seu pior nível nos últimos 30 anos.

Diretor do Centro Nacional de Prevenção de Inundações, François Duquesne afirmou que o órgão está "tranquilo", porque as chuvas manterão o nível da água, sem aumentá-lo. Ainda assim, 400 pessoas tiveram que ser evacuadas na cidade, e mil casas permaneceram esta sexta-feira sem serviço elétrico. Os navios que atravessam o Sena foram paralisados, à espera de que as águas baixam para que possam passar por debaixo das pontes.

Apesar das tempestades, os museus próximos ao Sena, como o Louvre ou o Orsay, ainda estavam abertos esta sexta-feira. O Louvre, no entanto, interditou o acesso ao departamento de arte islâmica, localizado em um nível inferior.

Este vídeo pode te interessar

De acordo com o centro meteorológico nacional, o período de dezembro a janeiro foi um dos mais chuvosos desde que os dados começaram a ser coletados, em 1900. O nível de chuva aumentou duas vezes em algumas regiões da França, incluindo Paris.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais