> >
Turquia rebate versão americana de conversa entre Trump e Erdogan

Turquia rebate versão americana de conversa entre Trump e Erdogan

Fontes oficiais de Ancara dizem que comunicado divulgado pela Casa Branca 'não reflete fielmente o conteúdo da conversa por telefone' 

Publicado em 25 de janeiro de 2018 às 15:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Erdogan .

Ancara rebateu nesta quinta-feira, 25, a informação divulgada por Washington sobre uma conversa por telefone entre os presidentes americano, Donald Trump, e turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmando que "não reflete fielmente" o conteúdo de sua conversa sobre a ofensiva turca na Síria.

Depois desse telefonema na quarta à noite, a Casa Branca afirmou que Trump pediu a Erdogan para "reduzir e limitar suas ações militares" mobilizadas no enclave sírio de Afrin com o objetivo de expulsar as Unidades de Proteção do Povo (YPG). A milícia é considerada "terrorista" pelo governo turco, mas é uma aliada de Washington na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria.

Fontes oficiais turcas refutaram essa versão, assegurando que "não reflete fielmente o conteúdo da conversa por telefone" entre os dois dirigentes.

O presidente Trump "não expressou preocupação sobre uma escalada da violência" em Afrin, mas se referiu à "necessidade de limitar a duração da operação turca", disseram fontes.

A presidência turca também desmente que Trump tenha manifestado "preocupação a respeito da retórica falsa e destrutiva procedente da Turquia", como afirmava o comunicado de Washington.

Além disso, completam as mesmas fontes, Trump simplesmente transmitiu que as críticas turcas sobre os Estados Unidos "suscitam preocupação em Washington".

Este vídeo pode te interessar

As relações entre Turquia e Estados Unidos, países aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), degradaram-se consideravelmente nos últimos anos, devido a vários pontos de discórdia, incluindo o apoio americano às milícias curdas sírias.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais