> >
Policial que protegia escola na Flórida não tentou impedir atirador

Policial que protegia escola na Flórida não tentou impedir atirador

Agente que ficou esperando em corredor se demite: 'Deveria ter confrontado', diz xerife

Publicado em 23 de fevereiro de 2018 às 01:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pessoas são atendidas perto da escola de ensino médio Marjory Stoneman Douglas, na Flórida . (Reprodução da TV)

O policial armado designado para proteger a escola alvo do massacre da semana passada na Flórida não tentou impedir o ataque que matou 17 pessoas, revelou o xerife do condado responsável. O agente se demitiu após a revelação de que ele esperou a chegada de seus colegas para intervir, enquanto o jovem Nikolas Cruz cometia a chacina.

Segundo o xerife Scott Israel, o policial Scott Peterson — responsável pela segurança do entorno do colégio Marjory Stoneman Douglas, em Parkland — já estava suspenso sem direito a salário desde o episódio.

Perguntado sobre o que o agente deveria ter feito, Israel foi direto: deveria ter "confrontado ou matado" o atirador.

"O que vi foi o agente chegar à ala oeste do Prédio 12, se manter na posição e nunca entrar — disse Israel, citando uma investigação interna sobre a resposta do agente." Ele esteve no campus durante todo o tempo.

A ausência de ações de Peterson teria durado cerca de cinco minutos, tempo para que os demais agentes chegassem à escola.

"Ver o vídeo (do episódio) me deixou devastado, mal do estômago, sem palavras", afirmou Israel.

Segundo o xerife, o policial falhou com o serviço. No entanto, ele disse que não revelaria vídeos que mostram a omissão do agente, que estaria sujeito a uma grave sanção disciplinar. No entanto, não se esperam ações criminais contra ele.

Esta revelação é feita quando a sociedade americana debate a possibilidade de dotar professores e funcionários das escolas de armas e, eventualmente, que sejam capazes de se defender e proteger as crianças de um tiroteio em massa.

Ex-aluno expulso da instituição, Nikolas Cruz, de 19 anos, foi detido e já fez a primeira audiência. Ele usou uma arma AR-15 no crime, vestia uma máscaras de gás sobre o rosto, um chapéu preto e calça e blusa marrons, e tinha vários cartuchos de munição.

O atirador coopera com as autoridades e disse que disparou um alarme de incêndio para chamar a atenção e “aumentar o número de vítimas”.

Este vídeo pode te interessar

Subúrbio de cidades como Fort Lauderdale e Boca Raton, Parkland foi eleita no ano passado como a cidade mais segura da Flórida no ano passado, segundo o Conselho Nacional de Segurança Doméstica, com sede em Washington. O grupo disse que a região, com uma população de 31,5 mil habitantes, registrou apenas sete episódios de violência e 186 delitos contra propriedades em 2017.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais