> >
'Troca de água' na Antártica contribui para aumento do nível do mar

'Troca de água' na Antártica contribui para aumento do nível do mar

Processo foi documentado durante a última Idade do Gelo, há cerca de 15 mil anos

Publicado em 19 de abril de 2018 às 11:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Nível do mar subiu até cinco metros por século na última Idade do Gelo. (Reprodução/Pixabay)

Uma pesquisa liderada pelo Instituto de Estudos da Marinha e Antártica revelou um processo anteriormente não documentado sobre o derretimento das camadas de gelo glacial, que culmina na elevação do nível do mar.

O estudante de doutorado Alessandro Silvano indicou que a água glacial derretida torna a camada superficial do oceano menos salgada e mais flutuante. Já a água morna derreteria as geleiras na parte debaixo.

— Esse processo é semelhante ao que acontece quando você coloca óleo e água em um recipiente, com o óleo flutuando no topo porque é mais leve e menos denso — compara Silvano.

Na Antártica existe um isolamento entre a água quente e a atmosfera fria, permitindo que ela cause mais derretimento glacial e um aumento no nível do mar.

De acordo com Silvano, um mecanismo semelhante justificaria a rápida elevação do nível do mar de até cinco metros por século, no final dda última Idade do Gelo, há cerca de 15 mil anos.

Este vídeo pode te interessar

— Este processo está em andamento, e pode acelerar a taxa de aumento do nível do mar no futuro — alerta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais