> >
Academia confirma vazamento de vencedores do Nobel de Literatura

Academia confirma vazamento de vencedores do Nobel de Literatura

Instituição prometeu reformular regras para evitar incidentes semelhantes

Publicado em 20 de abril de 2018 às 18:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A fonte do vazamento não foi identificada. (Divulgação)

A Academia Sueca, responsável pelo Nobel de Literatura, confirmou nesta sexta-feira que os nomes de alguns vencedores passados foram vazados. A instituição prometeu reformular as regras do prêmio.

Também disse que as acusações de má conduta sexual envolvendo um homem casado e uma integrante da entidade não eram conhecidas de "forma generalizada" dentro da Academia.

Foi durante a investigação do escândalo sexual contra o fotógrafo Jean-Claude Arnault que surgiram as alegações sobre o vazamento dos vencedores anteriores. Agora, a Academia, fundada em 1786, contratou uma empresa para investigar o incidente.

"A investigação mostra que houve violação de regras de confidencialidade da Academia em relação ao trabalho do Prêmio Nobel de Literatura", disse a instituição em comunicado. A fonte do vazamento não foi identificada.

A investigação também mostrou que houve "comportamento inaceitável, na forma de ato íntimo indesejado" por parte do homem. O caso, no entanto, não era "amplamente conhecido" dentro da Academia. O relatório sobre as descobertas será entregue às autoridades.

Este vídeo pode te interessar

O advogado de Arnault não comentou o assunto. Em outras ocasiões, ele afirmou que seu cliente nega as acusações.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais