> >
Ataque suicida contra comboio da Otan mata 11 crianças no Afeganistão

Ataque suicida contra comboio da Otan mata 11 crianças no Afeganistão

Carro-bomba explodiu quando passava perto de uma mesquita, e crianças que estavam no pátio do recinto religioso morreram ao serem atingidas pelos estilhaços e esmagadas pelos escombros

Publicado em 30 de abril de 2018 às 15:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ao menos 21 pessoas morreram e 27 ficaram feridas em dois ataques suicidas a bomba realizados em sequência em Cabul, capital do Afeganistão, nesta segunda-feira, 30. Dentre os mortos está um fotojornalista da agência de notícias France-Presse e um operador de câmera de uma emissora de televisão local. O primeiro atentado foi realizado por um homem-bomba em uma motocicleta, na região central de Cabul. Poucos minutos depois, outro homem-bomba se aproximou a pé do grupo de jornalistas que cobria o ataque e fez uma nova detonação. Nenhum grupo assumiu a autoria do atentado. (RAHMAT GUL/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

Pelo menos 11 crianças morreram e outras 17 pessoas ficaram feridas, entre elas cinco soldados romenos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em um ataque suicida nesta segunda-feira, 30, contra um comboio das forças aliadas na província de Kandahar, no sul do Afeganistão.

Mais cedo, um duplo atentado suicida deixou ao menos 25 mortos em Cabul, incluindo 9 jornalistas. As explosões reivindicadas pelo Estado Islâmico ocorreram em um intervalo de 30 minutos e tinham como objetivo atingir a sede dos serviços de inteligência do país e os profissionais da imprensa que se dirigiram ao local.

Já em Kandahar, um suicida detonou um carro-bomba contra um comboio de militares romenos da organização quando passava perto de uma mesquita, provocando uma potente explosão que derrubou um muro que cercava o pátio do recinto religioso, disse à agência EFE o porta-voz da polícia provincial, Matiullah Helal.

As crianças, que estavam no pátio da mesquita, morreram ao serem atingidas pelos estilhaços e esmagadas pelos escombros do muro destruído pela explosão, que aconteceu no distrito de Daman por volta das 10h30, no horário local (3 horas em Brasília), acrescentou o porta-voz.

Outras 12 pessoas, entre elas mulheres e crianças, ficaram feridas no ataque e foram levadas a hospitais da região. Helal afirmou que cinco militares romenos ficaram também feridos.

O porta-voz das forças aliadas no Afeganistão, Robert Kearley, disse que a missão está ciente das informações que estão sendo divulgadas pelos veículos de imprensa e estão investigando o sucedido.

No ano passado, 861 crianças morreram e 2.318 ficaram feridas como consequência do conflito no Afeganistão, segundo dados da Missão de Assistência das Nações Unidas no país asiático (Unama).

Este vídeo pode te interessar

Em janeiro de 2015, a Otan finalizou sua missão de combate no Afeganistão e a substituiu por uma de treino e assessoria às tropas afegãs, que atualmente conta com cerca de 14 mil soldados.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais