> >
Bispos chilenos colocam cargo à disposição do Papa após escândalo

Bispos chilenos colocam cargo à disposição do Papa após escândalo

Mais de 30 religiosos que teriam acobertado casos de abuso sexual colocaram seus postos 'nas mãos do Santo Padre'

Publicado em 18 de maio de 2018 às 12:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Papa Francisco. (Andrew Medichini)

Após escândalos de abusos sexuais no Chile cometidos por religiosos, bispos chilenos colocaram seus cargos à disposição do Papa Francisco, anunciou nesta sexta-feira o porta-voz da Conferência Episcopal do Chile durante coletiva de imprensa no Vaticano. Ao todo, 34 religiosos ofereceram a renúncia.

O anúncio vem três dias após encontros com o Papa no Vaticano, que convocou os 34 bispos para dar esclarecimento sobre os escândalos. "Nós, todos os bispos presentes em Roma, ofertamos nossa renúncia ao Santo Padre para que ele possa decidir livremente por cada um de nós," afirmou o porta-voz do grupo à imprensa.

Após os escândalos no Chile, a credibilidade da Igreja sofreu forte baque no país. Os abusos foram cometidos pelo padre Fernando Karadima em uma paróquia da capital chilena, Santiago. Ele foi responsável por formar 50 sacerdotes, cinco dos quais se tornaram bispos. Após a descoberta das denúncias e informações de que ele abusou sexualmente de crianças e jovens, o religioso foi condenado a uma vida de oração e penitência pela Justiça do Vaticano.

Este vídeo pode te interessar

Entre os discípulos do padre Karadima figura Juan Barros, designado em março de 2015 bispo da cidade de Osorno, no sul do país, onde é acusado de ter acobertado os abusos de Karadima.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais