> >
Facebook compartilhou dados de usuários com fabricantes de celular

Facebook compartilhou dados de usuários com fabricantes de celular

New York Times denuncia vazamento de informações para empresas como Apple e Samsung

Publicado em 4 de junho de 2018 às 12:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
‘New York Times’ denuncia vazamento de informações para empresas como Apple e Samsung. (Pixabay)

O escândalo em que o Facebook se envolveu por causa do vazamento de dados de seus usuários para a empresa Oxford Analytica pode ser maior que o conhecido anteriormente. O jornal americano “New York Times” publicou reportagem nesta segunda-feira informando que a rede social fez acordos com fabricantes de celular e outros dispositivos — como Apple, Amazon, BlackBerry, Microsoft e Samsung — para o compartilhamento de dados de usuários e de seus amigos na última década, segundo informações de funcionários do Facebook.

Os acordos permitiram uma expansão do alcance do Facebook e que fabricantes oferecessem facilidades como botões de “curtidas” e catálogos de endereços. Segundo o “NYT”, esses contratos permitiam que as empresas tivessem acesso a informações de usuários mesmo sem a autorização explícita e mesmo depois de afirmar que não dividiria esse tipo de dado com pessoas de fora da rede social.

O “New York Times” afirma que a maior parte dos acordos continua válida, apesar de o Facebook ter começado a interromper alguns deles em abril.

Este vídeo pode te interessar

“Você pode pensar que o Facebook ou os fabricantes de dispositivos são confiáveis. Mas o problema é que mais e mais dados são coletados nos dispositivos. E se pode ser acessado por aplicativos cria riscos sérios de privacidade e segurança”, afirmou, ao “New York Times”, Serge Egelman, pesquisador da University da California, em Berkeley.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais