> >
Mulher entra na Justiça contra a Nasa por posse de poeira lunar

Mulher entra na Justiça contra a Nasa por posse de poeira lunar

Laura Cicco afirma que ganhou o material de Neil Armstrong quando tinha dez anos

Publicado em 14 de junho de 2018 às 10:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A mulher alega ter ganho de Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua. (Pixabay)

Uma mulher entrou com um processo na Justiça contra a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, para garantir que o órgão não confisque um frasco contendo poeira lunar que ela alega ter ganho de Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua.

"A Nasa tem uma postura de considerar que todo material lunar é propriedade do governo”, disse Christopher McHugh, advogado de Laura Cicco, à BBC. “Eles já fizeram visitas violentas a pessoas que têm esse tipo de material e as tratam como criminosos. Não quero que isso aconteça com Laura”.

Laura Cicco alega que o recipiente de vidro contendo o material foi entregue a seus pais por Neil Armstrong quando ela tinha dez anos. Análises iniciais já comprovaram a autenticidade do material, mas alguns especialistas ainda têm dúvidas.

A mulher conta que um dia, quando era criança, seu pai chegou em casa com o frasco e um cartão onde se lia “Para Laura Ann Murray. Tudo de bom, Neil Armstrong”. O pai de Laura e Neil teriam sido amigos em uma sociedade secreta de notáveis aviadores.

À época, ela não compreendeu a importância do material que tinha em mãos e o frasco acabou esquecido em um canto da casa dos pais até que, décadas depois, ela voltou a encontrá-lo.

Laura decidiu verificar a autenticidade do material e descobriu o tamanho do problema que tinha nas mãos: “Contatei algumas universidades e, assim que descobriam nossas suspeitas sobre a origem do material, diziam que não iam mexer com aquilo para não arranjar problemas”.

Este não é o primeiro caso polêmico envolvendo material vindo de fora do planeta. Em 2011, a viúva de um engenheiro da Nasa tentou vender uma pedra lunar e um pedaço do escudo de calor do foguete Apollo 11 que o marido havia lhe dado.

Este vídeo pode te interessar

Ela combinou de encontrar o comprador em uma lanchonete e, ao chegar ao local, foi surpreendida por funcionários da agência espacial que pensavam que ela tinha roubado os materiais.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais