> >
Seul vai considerar revisão de exercícios militares com EUA

Seul vai considerar revisão de exercícios militares com EUA

Coreia do Norte precisa avançar à desnuclearização para governo sul-coreano mudar pressão

Publicado em 14 de junho de 2018 às 11:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Chefe de Estado sul-coreano Moon Jae-in. (Reprodução/Instagram)

A Coreia do Sul precisará ser flexível em relação à pressão militar imposta sobre a Coreia do Norte se o regime de Pyongyang estiver sendo sincero sobre a desnuclearização, e irá revisar seu posicionamento sobre exercícios militares com os Estados Unidos, disse o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, nesta quinta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua intenção de interromper os exercícios militares conjuntos entre Washington e Seul, que chamou de "jogos de guerra" na terça-feira, após cúpula histórica com o líder norte-coreano, Kim Jong Un.

— Se a Coreia do Norte tomar passos sinceros de desnuclearização e se o diálogo da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e com os Estados Unidos para resolver hostilidades for bem, será necessário mudar de maneira flexível a pressão militar contra a Coreia do Norte para cumprir o espírito da Declaração de Panmunjom — disse Moon, em referência a um acordo para melhores relações fechado com Kim em abril.

A decisão de Trump de interromper os "jogos de guerra", que chamou de "provocadores", pegou a Coreia do Sul de surpresa. No entanto, Moon disse que o país irá avaliar cuidadosamente os exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos e pediu que suas autoridades cooperem com Washington na questão, disse seu gabinete em comunicado.

REUNIÃO MILITAR INTERCOREANA

As duas Coreias realizaram uma reunião de cunho militar pela primeira vez em mais de uma década nesta quinta-feira. Dois generais de nível duas estrelas de ambos os lados se encontraram na vila fronteiriça de Panmunjom, na Zona Desmilitarizada entre os dois países, apenas dois dias após a cúpula entre Kim Jong-un e Donald Trump. A última vez que as Coreias realizaram conversas militares foi em 2007.

Uma reunião sobre assuntos militares estava prevista para maio, mas foi adiada após o Norte suspender repentinamente um encontro de alto nível com a Coreia do Sul em protesto aos exercícios aéreos de EUA e Coreia do Sul.

Ahn Il-san, chefe da delegação do Norte, afirmou que o atraso se deu devido a "certos contratempos", sem detalhar, acrescentando que os dois lados devem superar obstáculos futuros com base em compreensão mútua e o espírito da cúpula intercoreana de 27 de abril, realizada no mesmo local.

Este vídeo pode te interessar

Já Kim Do-gyun, negociador à frente do time sul-coreano responsável pela política destinada à Coreia do Norte no Ministério da Defesa, disse à imprensa que ele e Ahn vão explorar formas de atenuar as tensões militares e elaborar um cronograma de encontros ministeriais. Os dois devem debater o estabelecimento de uma linha direta entre os dois Exércitos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais