> >
PT pede apuração da morte de brasileira na Nicarágua

PT pede apuração da morte de brasileira na Nicarágua

Partido não entra em detalhes sobre confrontos que já fizeram 295 mortos no país

Publicado em 26 de julho de 2018 às 20:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Raynéia Gabrielle Lima, estudante brasileira na Nicarágua. (Reprodução)

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou nesta quinta-feira (26) nota sobre a morte da brasileira Raynéia Gabrielle Lima, na Nicarágua, há três dias. O comunicado, assinado pela secretária de Relações Internacionais do partido, Mônica Valente, pede "às autoridades nicaraguenses a pronta apuração dos fatos que cercam este crime que vitimou uma jovem que nada tinha a ver com os conflitos locais".

Raynéia, de 30 anos, foi vítima de disparos feitos, segundo testemunhas e colegas , por um grupo de paramilitares aliado do governo. A Polícia Nacional nicaraguense atribuiu o crime a seguranças particulares e disse que vai investigá-lo. Desde abril, uma onda de protestos se transformou em rebelião contra o governo de Daniel Ortega e já fez pelo menos 295 mortos no país.

O texto de hoje do PT não entra em detalhes sobre os confrontos no país. Diz, em suma, que "a paz e a reconciliação da sociedade nicaraguense somente será alcançada por meio do diálogo político entre governo e oposição, sem ingerências externas".

Antes, no dia 20 de julho, em outra nota sobre a Nicarágua, o partido foi mais enfático em sua defesa do governo de Ortega. Mônica Valente então afirmou que o país tem "institucionalidade democrática estabelecida" e que os "enfrentamentos" a governos legítimos "não são uma novidade nas Américas e tampouco um fenômeno espontâneo".

Este vídeo pode te interessar

Os "questionamentos violentos a governos do campo progressista", dizia o texto, lembram casos de outros países, como Venezuela, Bolívia, Honduras, Paraguai e "mais recentemente o Brasil, onde houve um golpe parlamentar, jurídico e midiático". Em todos, ainda segundo a nota divulgada no dia 20, "foi visível a presença de interesses estranhos à maioria das populações destes países e características semelhantes da aplicação dos chamados 'golpes brandos'".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais