> >
Guerra nas estrelas? Trump anuncia criação de força militar espacial

Guerra nas estrelas? Trump anuncia criação de força militar espacial

Medida muda exploração espacial, até então baseada em uso pacífico. Casa Branca afirma que isso melhorará segurança do país e já fala em guerras espaciais

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 16:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump. (@realDonaltTrump | Twitter)

“A Força Espacial está a caminho”, escreveu no Twitter o presidente Donald Trump, no início da tarde desta quinta-feira (9), para anunciar seu novo projeto: usar o espaço de forma bélica, como base para as ações de defesa americana. A medida muda a exploração espacial mundial, até agora sempre baseada no uso pacífico.

“Estou orientando o Departamento de Defesa e o Pentágono a iniciar imediatamente o processo necessário para estabelecer uma força espacial como o sexto ramo das forças armadas”, escreveu Trump no memorando que foi distribuído pela Casa Branca.

Este será de fato o sexto departamento militar americano, juntamente com o Exército, as Forças Aéreas, a Marinha, o Corpo de Fuzileiros Navais e a Guarda Costeira. De acordo com o governo americano, a nova diivisão começará a ser montada já. Segundo um discurso do vice-presidente Mike Pence, a força poderá estar em operação em 2020.

NOVA GERAÇÃO DE ARMAS PARA O ESPAÇO

A Casa Branca informou que será criada uma Agência de Desenvolvimento Espacial para desenvolver uma nova geração de armas espaciais e que haverá uma aceleração da tecnologia voltada para o espaço. O governo também estabeleceu que será fiundado um Comando Espacial dos Estados Unidos, para planejar e aperfeiçoar “guerras espaciais”.

“Infelizmente, potenciais adversários reconhecem a importância do espaço para o nosso país e estão desenvolvendo ativamente maneiras de negar o uso do mesmo numa crise. O diretor de Inteligência Nacional alertou que vários países, incluindo a Rússia e a China, estão desenvolvendo armas antissatélite destrutivas e não destrutivas que podem entrar em operação dentro de alguns anos. A comunidade de segurança nacional dos Estados Unidos reconhece a necessidade de desenvolver novas tecnologias para o espaço, a fim de defender-se de uma crescente gama de ameaças”, afirma o comunicado da Casa Branca.

Este vídeo pode te interessar

Há oito meses, Trump surpreendeu o país ao anunciar que a Nasa deveria se preparar para voltar a ter missões tripuladas à Lua e a Marte. Na época, especialistas criticaram a decisão, afirmando que ela seria cara e estaria fora do atual planejamento da agência espacial. Diversas empresas privadas têm projetos de retomar missões humanas a satélites e outros planetas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais